Expo Usipa 2024 02 - 728x90

27 de setembro, de 2021 | 15:23

Produtores de carvão apresentam demandas ao IEF

Divulgação
Encontro entre produtores e representante do Instituto ocorreu no fim de semana, em HematitaEncontro entre produtores e representante do Instituto ocorreu no fim de semana, em Hematita

Pequenos produtores de carvão das comunidades de Hematita, Lavrinha, Porteira Grande, Mãe D’água, Alfié (São Domingos do Prata) e de Santa Maria de Itabira, de Antônio Dias e região, apresentaram demandas à Supervisora da Regional Rio Doce do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Spagnol de Farias. O encontro ocorreu no fim de semana, e foi organizado pelo deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) em parceria com a Prefeitura de Antônio Dias.

A principal reclamação dos produtores é quanto aos prazos do IEF para liberação da documentação para comercialização da produção oriunda de plantação e cultivo de eucaliptos nestas comunidades.

A supervisora ouviu os produtores de carvão presentes e solicitou a relação de Declaração de Colheita de Floresta plantada e produção de carvão (DCF) para verificação dos prazos de homologação junto ao IEF. Adriana ofertou ainda a possibilidade de instalação, em Hematita, de uma Aflobio, que é captadora das demandas na área ambiental geradas no âmbito dos 853 municípios mineiros.

Adriana explicou que o trabalho é desenvolvido em parceria com as prefeituras, Sociedade Civil Organizada e os Sindicatos locais, estreitando os contatos com os produtores rurais, clientes e parceiros do IEF.

O deputado, por sua vez, se comprometeu a acompanhar junto ao Estado e ao IEF o andamento do processo de instalação da unidade que irá melhorar o atendimento ao produtor rural de Antônio Dias e região, e também a liberação da documentação para comercialização da produção estocada.

Estavam presentes na reunião o vice-prefeito Elcinho; o secretário de Meio Ambiente do município, Jefinho; o presidente da Câmara Municipal de Antônio Dias, Eliézer Damasceno; o vereador Chicão, além dos produtores de carvão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário