29 de setembro, de 2021 | 11:00

Hospital Márcio Cunha realiza procedimento inédito

Divulgação
Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) foi realizado neste mêsImplante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI) foi realizado neste mês

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração. Mas para uma família, a celebração começou uma semana antes. É que no dia 22 de setembro foi realizado, de forma inédita no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), um Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI). A paciente, Nirce de Almeida Campos, de 88 anos, apresentava um quadro de estreitamento da válvula de saída do coração (aorta) e passou pelo procedimento, informou a FSFX.

Atualmente, o implante está restrito a pacientes que, pela idade avançada (acima de 65 anos) e comorbidades associadas, tenham contraindicação ou risco elevado para o tratamento cirúrgico convencional. Nesse grupo, a abordagem por cateter tem elevada chance de sucesso.

O cardiologista responsável pelo implante, Pedro Paulo Neves de Castro, explica que o procedimento é minimamente invasivo e permite a correção em uma redução no diâmetro da válvula aórtica. “Antes, era necessária uma cirurgia de peito aberto, extremamente invasiva. Essa nova válvula permite reestabelecer volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta, normalizando o fornecimento de oxigênio para os diferentes órgãos do corpo humano”, detalhou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

29 de setembro, 2021 | 21:59

“Com certeza se iguala aos maiores da capital mineira. Me parece que o Vera Cruz é pioneiro neste tipo de cirurgia, e a durabilidade desta válvula é de dezoito anos. O Diário do Aço marca mais um ponto positivo ao discutir tema de tamanha relevância.”

Envie seu Comentário