30 de setembro, de 2021 | 14:22

Fabriciano não registra mortes por covid há três semanas, informa Secretaria

Divulgação
Mais de 83% da população vacinada com a 1ª dose já recebeu também a 2ª dose do imunizanteMais de 83% da população vacinada com a 1ª dose já recebeu também a 2ª dose do imunizante

Coronel Fabriciano está há três semanas sem registro de óbitos por covid-19. A última morte com diagnóstico confirmado da doença foi em 7 de setembro. A informação é da Secretaria de Governança da Saúde. Conforme os dados oficiais, o município registrou 219 óbitos pela doença em 2021.

As internações por covid-19 no Hospital Dr. José Maria Morais também estão em queda, informa o governo. A ala exclusiva da doença apresentou redução de 98% no número de pacientes tanto no setor de UTI quanto de suporte ventilatório. Segundo dados do último boletim divulgado nesta quinta-feira (30), dois pacientes – um residente em Fabriciano e outro, de cidade vizinha – seguiam internados no Dr. José Maria Morais em leitos de suporte ventilatório.

Pela primeira vez, a taxa de ocupação de leitos de UTI foi de 0% - ou seja, todos os 30 leitos disponíveis para atender casos mais graves estavam vazios, detalhou a Secretaria. O hospital dispõe de 30 leitos de UTI covid e 35 para suporte ventilatório.

Vacinação

A queda no número de óbitos e internações reflete, segundo avalia o secretário da Saúde, Ricardo Cacau, à assertividade da campanha de imunização. Desde o seu início, em março deste ano, a preocupação sempre foi garantir a aplicação da 1ª e 2ª doses (ou dose única) para o público-alvo, possibilitando a imunização completa ao maior número de pessoas possível. Atualmente, 83% dos imunizados já completaram o esquema vacinal na cidade. São 66.198 vacinados com a 1ª dose e 54.948 com as duas doses. Na cidade, foram 367 recusas à vacina.

“Essa proteção contra o vírus reflete agora em todos os dados, consultas, internações e óbitos. Tudo foi reduzido, o que muito nos alegra”, disse Cacau.

Números em queda

O ritmo da pandemia na cidade vem desacelerando há cerca de dois meses conforme os boletins divulgados diariamente. O número de casos positivos está atualmente em 7.810 casos. Neste dia 30, apenas 17 pacientes cumpriam isolamento domiciliar.

O Centro Covid, unidade de atendimento a pessoas com suspeita da doença, mantém os serviços à população. No entanto, os resultados negativos para covid-19 já superam os de casos positivos nos exames e testes para doença. De maio a setembro a queda no número de registros foi de 80%. Em maio foram 210 casos; em junho 192; em julho 229; em agosto 112; em setembro 42; Total: 785 casos positivos.

Vacinação

Nesta semana, o município iniciou a vacinação dos idosos com a 3ª dose do imunizante da Pfizer. Pessoas com idade acima de 70 anos, que receberam a 2ª dose há seis meses, estão sendo chamadas às Unidades Básicas de Saúde para receber a dose de reforço. Os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades também estão sendo vacinados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário