Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de outubro, de 2021 | 20:53

Mula doente abandonada em via pública não resiste e morre

Caso do distrito de Barra Alegre foi o segundo em dois dias, informa a prefeitura de Ipatinga

Enviada por leitor
Animal,  que um dia puxou carroças pelas ruas de Ipatinga, hoje não tem forças para levantar-se e agoniza à margem da estrada do distrito de Barra Alegre Animal, que um dia puxou carroças pelas ruas de Ipatinga, hoje não tem forças para levantar-se e agoniza à margem da estrada do distrito de Barra Alegre
Com atualização às 12h de 8/10
Muitas pessoas ficaram sensibilizadas com o caso noticiado hoje pelo Diário do Aço, de uma mula com aparência de idosa e doente, abandonada à própria sorte na estrada que liga o distrito de Barra Alegre ao Clube Parque das Cachoeiras, em Ipatinga. Vizinhos que viram a situação passaram a tratar o muar com água e comida. À noite as pessoas que foram ao local socorrer o animal, informaram que a mula passou a se alimentar e com chance de uma recuperação, o que nãos e efetivou. O animal acabou morrendo na manhã desta sexta-feira (8).

A mula, que quando saudável foi usada para puxar carroças, foi abandonada à míngua para morrer, dizem as testemunhas. Entretanto, esse caso não é único. Quarta-feira (6) outra mula, em condições parecidas, já tinha sido encontrada no bairro Vila Militar, o caso precisou de intervenção do poder público e a mula foi sacrificada para terminar com o sofrimento do animal. Agora, a mula abandonada na estrada do Barra Alegre pode sobreviver.

Em nota, a administração municipal de Ipatinga informa que as secretarias, de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), tomaram providências em relação aos dois casos.

Um chegou ao conhecimento do poder público na noite de quarta-feira (6), no bairro Vila Militar, e outro na manhã desta quinta-feira (7), no distrito de Barra Alegre, quando o Departamento de Serviços Urbanos (Desurb) foi notificado sobre o caso de das mulas em situação de abandono e fisicamente bastante debilitadas, beirando à inanição.

Em relação ao primeiro caso, o animal foi recolhido pelo Desurb e, após procedimento técnico a cargo do veterinário do Departamento de Zoonoses, incontornavelmente sacrificado, para que o sofrimento fosse abreviado.

Quanto ao segundo caso, alvo de comoção de pessoas que se sentiram incomodadas com o sofrimento do animal abandonado, o recolhimento do muar está sendo providenciado pelo poder público, informa a administração. No vídeo abaixo, as pessoas dizem que a mula tem condições de sobreviver:



Maus tratos a animais é caso de polícia



“Vale ressaltar que, apesar do auxílio prestado neste caso, a Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas como baratas, ratos, mosquitos, entre outros, e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos, devendo ser registrado que maus-tratos contra animais é crime previsto em Lei, e a ocorrência terá que ser direcionada à Polícia Militar Ambiental, instituição competente para tal”, informa a nota.

De acordo com o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. “Ressalte-se ainda que o poder público municipal abomina qualquer tipo de conduta que atente contra a integridade dos animais”, conclui a nota.

Caso da mulinha abandonada na estrada de Barra Alegre foi o segundo em dois dias, em IpatingaCaso da mulinha abandonada na estrada de Barra Alegre foi o segundo em dois dias, em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

09 de outubro, 2021 | 21:40

“? preciso fiscalizar como carroceiros estão alimentando esses animais, se estão tendo descanso e água suficiente. em BH havia um projeto de proibir carroças, mas para isto esses carroceiros tem que aprender outro ofício. O ideal é aprenderem a cuidar destes animais e terem como medicá-los e ter acesso aos veterinários. Algum vereador e/ou administrador público se habilita a encontrar uma solução "humana" para homens e animais??”

Envie seu Comentário