14 de outubro, de 2021 | 15:13

Departamento de Vigilância realizada nova pesquisa do LIRAa em Timóteo

Divulgação
Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti será feito na próxima semanaLevantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti será feito na próxima semana

A Secretaria de Saúde e Qualidade de vida, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que vai realizar mais um Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) neste ano, entre os dias 18 a 20 de outubro. O LIRAa consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti em cada localidade.

Coordenada pelo setor de Controle de Zoonoses, a atividade do LIRAa fornece informações referentes à quantidade e o tipo de recipientes inspecionados, ou seja, locais que apresentam água, e que podem servir como criadouros para reprodução do Aedes aegypti. Esses dados auxiliam o município a discutir e direcionar ações para áreas apontadas como críticas, além de avaliar as atividades desenvolvidas, o que possibilita a otimização de recursos humanos e materiais disponíveis.

Levantamento

O último LIRAa, realizado em março de 2021, apontou um índice de 3,8%, dado este considerado de médio risco. Índice classificado como médio risco favorece a ocorrência de surtos ou epidemias das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

“Com essa situação, a partir dos dados levantados, naqueles locais onde houve resultados elevados foram programadas intervenções pontuais de rastreio de casos notificados como: bloqueio de transmissão, mutirão de coleta de inservíveis e intensificação de ações em outras áreas de risco médio e alto. E não houve nesse período número elevado de notificações”, explica a gerente de Vigilância em Saúde, Madalena Rodrigues de Oliveira. Ela reforça que, apesar da Secretaria de Saúde ter agido de forma eficiente para evitar o surto da doença, é fundamental a participação da população no combate à dengue, pois a maioria dos focos continua sendo encontrado nas residências.

O plano amostral do LIRAa determina que sejam sorteados quarteirões e dentro dos quarteirões os imóveis, durante a visita do agente. Tal procedimento permite menor concentração de imóveis nos quarteirões sorteados. A área urbana de Timóteo foi dividida em três estratos que apresentam características socioambientais semelhantes, a fim de se obter uma homogeneidade de cada estrato e facilitar as ações de controle vetorial pós-LIRAa. No total, serão vistoriados 50 bairros/localidades.

O passo seguinte é a retirada de uma amostra independente, devendo, dentro dos quarteirões selecionados, serem inspecionados 20% dos imóveis. Essa estratificação possibilita um maior detalhamento do Índice de Breteau, que é mais comumente utilizado e que leva em consideração a relação entre o número de recipientes positivos e o número de imóveis pesquisados. Já no Índice Predial determina o percentual de edifícios positivos (com a presença de larvas de A. aegypti). “Através destes indicadores torna-se possível nortear as ações de controle para áreas de maior risco dentro do município”, expõe a gerente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário