15 de outubro, de 2021 | 08:00

Documentário sobre Paulo Freire é lançado no Dia dos Professores

Acervo Instituto Paulo Freire
Paulo Freire: pensador reconhecido em todo o mundo e patrono da educação brasileiraPaulo Freire: pensador reconhecido em todo o mundo e patrono da educação brasileira

No Dia dos Professores, nesta sexta-feira (15), a TV Cultura exibe o documentário “Paulo Freire, 100 anos”, em homenagem ao patrono da educação brasileira. P?roduzido pelo departamento de jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva, vai ao ar a partir das 20h.

O livro “Pedagogia do Oprimido” é um marco na obra de Paulo Freire, um grande pensador brasileiro das ciências humanas e um dos mais reconhecidos em todo o planeta. Nascido em Pernambuco, preso e exilado durante a ditadura militar, ele foi professor das universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e Cambridge, na Inglaterra, e teve mais de 40 títulos de doutor honoris causa em universidades como Oxford, na Inglaterra, e Coimbra, em Portugal.

O filme traz os principais estudiosos da obra do educador para explicar a sua importância e, ao mesmo tempo, os motivos dele estar sendo vítima de tantos ataques extremistas. Mario Sergio Cortella comenta os motivos pelos quais Paulo Freire é tão odiado pela direita e tão reconhecido por educadores em todo o mundo. "Há duas questões. Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. Ele era um democrata. Acho que em alguns momentos ele até riria, mas levava muito a sério quem tinha argumentos contra ele", explica Cortella.

No final, documentário traz um comentário do patrono da educação brasileira sobre sonhos: "Acho que não é possível existir humanamente sem sonhos, sem utopias. Sonhos enquanto projetos, enquanto programa, curiosidade, enquanto querer ser diferente".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário