EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de outubro, de 2021 | 13:46

O sorriso envelhece, mas pode ser mais tarde

André Pataro*

O tempo é impiedoso com a estética humana. Os anos vão passando e os traços de jovialidade gradativamente vão cedendo lugar a novas etapas da vida reveladas por outras marcas. E elas vão aparecendo em todas as partes. Na pele, no cabelo, no desempenho físico e... sim, também no sorriso.

As rugas que começam a surgir em certo ponto da vida são tão características que algumas ganham até nome. Por exemplo, o bigode chinês, que se inicia nas bordas do nariz e descem até as extremidades da boca, e os códigos de barra, como são conhecidas as rugas periorais, que aparecem nas partes superior e inferior dos lábios.

Essas transformações contribuem bastante para o envelhecimento do sorriso, mas não são as únicas. Os dentes vão ficando mais vulneráveis à acidez, além de perderem mais rapidamente elementos que fazem parte da sua composição, como o cálcio por exemplo. Fruto de um histórico de desgaste, perda, amarelamento, trinca, fratura, quebra e até mudança de posição e de tamanho.

A gengiva pode sofrer recessão, que é a exposição da raiz, ou inflamações decorrentes de doenças periodontais. Isso faz com que o indivíduo perca o arco côncavo-regular, que também contribui para a manutenção da estética dental. Pode ocorrer ainda o afinamento dos lábios devido à perda de colágeno, dando a sensação desagradável de estar ficando com a boca murcha.

A ciência tem dado uma grande contribuição no sentido de retardar ou até fazer sumir alguns sinais da idade, por meio de procedimentos bucais e de harmonização facial. Mas nem tudo precisa acontecer dentro de uma clínica. Os nossos hábitos alimentares também têm interferência.

“A ciência tem dado uma
grande contribuição no
sentido de retardar ou
até fazer sumir alguns
sinais da idade”


Mas também sabemos que só a alimentação não resolve. Não adianta priorizar a estética se a saúde e função bucal não estão em dia. Esse cuidado precisa ser conjunto, somando tanto a estética quanto os bons hábitos.

O paciente precisa considerar o alinhamento da curvatura da gengiva com a curvatura da ponta dos dentes e com a curvatura da ponta dos lábios. Este é o segredo da estética dos sorrisos. E, para isso, é necessário cuidar da boca como um todo, como uma peça única. Reposicionar os dentes, clareá-los, colocar implantes, se for o caso. No caso das gengivas, tratar eventuais periodontites e corrigir suas imperfeições. Do lado estético, o ideal é recorrer a procedimentos que estimulem o próprio organismo a se regenerar. Como por exemplo a estimulação da produção de colágeno.

O sorriso saudável, bonito e harmonioso é desejável em qualquer idade e é saudável, para o corpo e para a alma ter o sorriso dos sonhos. Mas é importante que compreender que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida e acontece para todos! Portanto, seja gentil com você, com sua saúde e sua estética. A ciência e a tecnologia estão aí como aliadas para torna o que é inevitável, o envelhecer, em um processo mais suave.

* Cirurgião-dentista, doutor e mestre em odontologia e especialista em Periodontia - [email protected]

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

20 de outubro, 2021 | 14:35

“Bom texto, a saúde como um todo precisa ser preservada.”

Envie seu Comentário