Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de outubro, de 2021 | 17:01

Unimed Vale do Aço ressalta importância da Medicina Ocupacional

Divulgação
Encarada como rotina, consultas voltadas para saúde ocupacional são importantes para trabalhadoresEncarada como rotina, consultas voltadas para saúde ocupacional são importantes para trabalhadores

Responsável por resguardar a qualidade de vida dos trabalhadores e tudo o que envolve a rotina laboral, a saúde ocupacional vai além de questões obrigatórias por lei. Muitas vezes, a rotina do dia a dia impede o funcionário de olhar para a própria saúde e é papel da medicina do trabalho o auxiliar.

“A presença do médico do trabalho vai além de cumprir a legislação. Nosso papel é criar uma proximidade com os colaboradores e reforçar, seja por meio dos exames de retorno ao trabalho após um afastamento ou do periódico, a importância de o trabalhador cuidar da própria saúde”, explicou o médico do trabalho, cooperado da Unimed Vale do Aço, Jadson Dias.

O especialista explicou que nem sempre a visita ao médico do trabalho é levada a sério. “Há uma questão cultural que torna a ida como uma obrigação, e o médico acaba perdendo seu papel de acolher o funcionário e de cuidar de sua saúde. Cada ida ao médico do trabalho, é uma oportunidade de eventuais problemas de saúde serem detectados, de exames que nem sempre são feitos serem realizados e dessa forma o colaborador mantém o monitoramento de sua saúde em dia. Patologias pré-existentes, patologias futuras e recomendações que auxiliam na qualidade de vida”, afirmou o médico.

Um exemplo de trabalhador que mudou hábitos após a ida ao médico do trabalho é o coordenador do setor de Comunicação e Marketing, Guilherme Paviône. “Eu já sabia que estava acima do peso, mas não pensava que poderia ter outros problemas de saúde. Ao realizar o exame periódico, recebi um alerta do médico em relação à minha saúde e eventuais problemas que poderia ter em decorrência do meu estilo de vida. A partir disso mudei minha alimentação, comecei a participar do programa desenvolvido pelo SESMT e Saúde Integral, o ‘Você mais leve’ e já perdi 30kg em quatro meses”, afirmou.

Para o médico do trabalho, investir na saúde ocupacional traz vantagens tanto para os funcionários quanto para a empresa. “Contribui para a qualidade de vida dos funcionários e proporciona a eles bem-estar físico e mental. Além disso, investir na saúde ocupacional ajuda tanto empresas quanto colaboradores, que conseguem assegurar que exercerão suas atividades diárias em um ambiente saudável e com muita tranquilidade. O bem-estar físico e social dos funcionários de uma empresa diz muito sobre o seu futuro, se temos funcionários felizes teremos uma boa produtividade e um bom futuro garantido. Se tivermos funcionários tristes o futuro não está garantido. Por isso, é importante sempre incentivar todos os funcionários e promover o bem-estar em todos o ambiente corporativo”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário