21 de outubro, de 2021 | 10:00

Saritur nega que ônibus recebido sem a cadeira do trocador seria para mudança definitiva

Enviado por leitor
Empresa nega que novo ônibus é para efetivar a retirada do trocadorEmpresa nega que novo ônibus é para efetivar a retirada do trocador

Concessionária do transporte urbano municipal de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, a Saritur recebeu em sua garage, no Distrito Industrial ipatinguense, um novo veículo adaptado sem a cadeira do cobrador, mas a empresa nega que o ônibus seja para consolidar a retirada da função no Vale do Aço. Imagens enviadas ao Diário do Aço por leitores mostram o interior do veículo, sem a cadeira utilizada pelo trocador. O Ministério Público do Trabalho (MPT) vê com preocupação a situação, mas esclarece que ainda não há nenhuma denúncia formalizada. Na próxima semana, a situação será tema de audiência pública em Fabriciano.

A retirada dos trocadores vem sendo uma decisão da empresa Saritur e colocada em prática há mais de um mês, principalmente em Ipatinga. A situação vem sendo debatida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Coronel Fabriciano (Sinttrocel) junto aos trabalhadores e também será tema de audiência pública em Timóteo no dia 3 de novembro. Ipatinga também deve realizar o evento, mas sem data definida.

Contra a lei

Nas três cidades do Vale do Aço onde a Saritur opera, existem leis municipais resguardando a função do trocador. Na última terça-feira (19), o governo de Ipatinga informou ter intensificado a fiscalização nos ônibus urbanos, para coibir a circulação de linhas sem a presença de cobradores. O Executivo ipatinguense informou ainda manter o diálogo com a empresa, até definir uma solução.

O gerente administrativo da Saritur, Anivair Dutra, negou que o novo carro recebido pela empresa faça parte do processo de retirada dos cobradores das linhas. E que no momento a empresa está aguardando para conversar com todos os órgãos responsáveis, para adequar da melhor maneira possível e que a mudança tem um único objetivo, de resguardar os usuários, pois a manutenção da função gera um custo pago pelos passageiros.

Veja mais:

Ipatinga anuncia que intensificou fiscalização para coibir ausência de cobradores nos coletivos

Audiência em Fabriciano

Na próxima quarta-feira (27), às 14h, a Câmara de Vereadores de Coronel Fabriciano realizará a primeira audiência pública no Vale do Aço para debater a situação. O solicitante da audiência, vereador Marcelo Motorista (PCdoB), explica que, embora a situação ainda não ocorra no município, o objetivo é antecipar a discussão em Fabriciano e buscar uma solução que não prejudique a qualidade do transporte e nem os trabalhadores da função.

Ministério Público do Trabalho ainda não recebeu denúncia



Procurado pelo Diário do Aço, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Adolfo Jacob, disse que tomou conhecimento do assunto pela imprensa, pois, ainda não há nenhuma denúncia formalizada no órgão. Contudo, o representante do MPT enxerga uma situação de ilicitude, já que existe leis municipais resguardando a função dos cobradores nos ônibus.

Além disso, Adolfo Jacob se preocupa com a segurança de passageiros e comunidade local, ameaçada com o acúmulo de função para o motorista. Uma vez que ele precisa estar com toda a atenção voltada para o trânsito e não deveria correr o risco e acidentes ao se dispersar com o trabalho de recebimento de passagens. Porém, o procurador ressalta que a posição oficial do MPT só será manifestada caso seja instaurado o procedimento para apuração das supostas irregularidades.

Já publicado sobre o assunto:
Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam
Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores
Sinttrocel afirma que linhas sem trocador desrespeita lei municipal
Cobradores da Saritur serão realocados e motoristas devem assumir tarefa extra
Tribunal do Trabalho proíbe acúmulo de funções no transporte coletivo e determina que Saritur suspenda prática
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose do Carmo Torres da Silva

21 de outubro, 2021 | 20:48

“Penso essa ser uma situação muito interessante. Existem leis nas três cidades, proibindo essa situação. Mas a empresa deixa de colocar o cobrador e, fica por isso mesmo. Nas três cidades. Tem um blá blá blá do sindicato, vereadores, etc, etc. Falam em fazer audiência pública. Poder público fala que fiscaliza e... NADA. O que vai acontecer é que os cobradores serão banidos e, só!!! É o poder do dinheiro. Sindicato???? Kkkkkkk... É o DINHEIRO!!!”

Marcela

21 de outubro, 2021 | 19:50

“Mas e bom dar um choque de realidade nesses cobradores pq tem uns que não tem um pingo de paciência com o usuário, e são bem mal educados. Parece que estão ali só fazendo favor.”

Zoio de Zoair

21 de outubro, 2021 | 13:38

“Com a falta do cobrador, vai aumentar e muito as falhas na prestação do serviço e más condições dos ônibus, vai aumentar reclamações dos passageiros e ainda podem aumentar a passagem, o que ao meu ver não é justo. Fora o desemprego gerado pela demissão em massa destes trabalhadores. Enquanto isto os sindicatos fingem que trabalham para defender o trabalhador, mas na verdade ficam fazendo lobby poderoso para as empresas de ônibus. Hoje o sindicato é mais patronal do que em prol do trabalhador, uma vez que empresas de transportes podem financiar campanhas políticas e colocar o sindicalista numa cadeira legislativa afim de ludibriar o trabalhador fingindo que estão lutando por seus direitos, mas na verdade estão defendendo o lado do empresário. O golpe está aí, cai quem quer.”

Envie seu Comentário