20 de outubro, de 2021 | 17:54

Aulas da rede escolar de Ipatinga são retomadas no formato 100% presencial

Divulgação
Retorno total dos alunos está sendo possível com o avanço da vacinaçãoRetorno total dos alunos está sendo possível com o avanço da vacinação

As aulas na rede municipal e conveniada de ensino, assim como nos estabelecimentos educacionais privados de Ipatinga, voltaram a ter a presença de todos os alunos nesta quarta-feira (20), conforme especificado no Decreto nº 9.829, publicado pelo Executivo no Diário Oficial do último dia 8 de outubro.

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) destacou a importância da retomada do sistema convencional, após vários meses de restrições impostas pelos riscos de contaminação pela covid-19. Ele reafirmou que a liberação da frequência total dos estudantes só se tornou possível graças aos números controlados da pandemia na cidade, resultado do avanço da vacinação e uma série de outras medidas acertadas adotadas pelas equipes técnicas do governo ao longo dos últimos meses.

“Para a administração municipal, o retorno das aulas presenciais é um marco, pois sempre fizemos questão de frisar que a educação é uma de nossas prioridades. Cumprimos um processo de evolução gradativa, primeiramente com a adoção do formato semipresencial, híbrido, e em agosto abolimos de vez o sistema 100% remoto, para agora, enfim, conseguirmos liberar o comparecimento integral dos matriculados nas escolas”, pontuou.

Acompanhamento técnico

A decisão é amparada nos scores apurados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que possibilitam há um longo tempo, tecnicamente, 100% de ocupação nas salas de aula. Outro fator preponderante é que todos os professores já tomaram as duas doses de vacina e o município já está atendendo com os imunizantes, há algum tempo, adolescentes de 12 anos sem comorbidades, detalhou o governo.

Projeto de Intervenção Pedagógica

Em paralelo com a adoção do formato 100% presencial, a Secretaria Municipal de Educação contratou cerca de 200 profissionais para integrarem o Projeto de Intervenção Pedagógica, que visa auxiliar os alunos que tenham algum tipo de dificuldade de adaptação após tanto tempo no formato remoto ou híbrido.

O projeto será aplicado em horários extracurriculares. Contudo, de acordo com análise do corpo docente, os alunos que não conseguirem acompanhar o ritmo das aulas presenciais poderão receber auxílio individual durante o período normal dos estudos.
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