EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

23 de outubro, de 2021 | 09:00

Tendência é que número de casos de arboviroses comece a aumentar, alerta infectologista

Fiocruz/Raul Santana
O período de chuva pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses O período de chuva pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses

As estações primavera e verão costumam ser marcadas pela ocorrência de chuva e de calor, o que contribuiu para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika, doenças conhecidas como arboviroses. Com isso, a tendência é que o número de casos dessas doenças aumente neste fim de ano. O alerta é da infectologista que atua em Ipatinga, Carmelinda Lobato, em entrevista ao Diário do Aço.

Diante desse cenário, a infectologista ressaltou que é preciso adotar todos os cuidados possíveis para evitar as arboviroses, que são bastante prevalentes no Vale do Aço e que podem evoluir para formas mais graves, levando o paciente ao óbito. “Sabemos que a nossa região é endêmica com relação às arboviroses e que durante os períodos epidêmicos pode ter um aumento do número de casos dessas doenças. Portanto, a população precisa estar muito ciente da prevenção, evitando acúmulo de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, os profissionais de saúde precisam estar atualizados para a realização do atendimento dos pacientes com arboviroses”, destacou.

Em relação aos casos de arboviroses em Ipatinga, a infectologista afirmou que foram mantidos sob controle ao longo deste ano. “Nós tivemos alguns casos, mas é claro que a pandemia de covid-19 chamou muito mais atenção. Só que agora, com a aproximação do fim da primavera e chegando o período do verão, a tendência é que o número de casos de arboviroses aumente, porque o período da chuva pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças. Portanto, temos que estar preparados para isso, porque pode ter um aumento de casos sim”.

Conforme os dados da vigilância epidemiológica, em Ipatinga já foram registrados, neste ano, 568 casos confirmados de dengue e 94 casos confirmados de chikungunya. Não houve confirmações de casos de zika.

Simpósio

Para debater as ações práticas, na próxima terça-feira (26) será realizado um simpósio de arboviroses, no Hospital Municipal de Ipatinga. Conforme Carmelinda Lobato, esse será o primeiro simpósio de arboviroses de Ipatinga e a Secretaria Municipal de Saúde buscará atualizar os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, de modo que possam estar prontos para oferecer um suporte clínico na assistência dos casos de arboviroses. “A atenção básica tem que estar preparada para atender aqueles casos leves, que é a maior demanda. Já os casos hospitalares necessitam ter profissionais aptos a oferecer um tratamento adequado aos pacientes, evitando os óbitos”, enfatizou.

Palestrantes

A infectologista também acrescentou que o simpósio terá palestrantes que abordaram sobre a epidemiologia das arboviroses e a assistência da enfermagem. “Vamos contar também com a presença de médicos especialistas que vão fazer uma atualização com relação à assistência em casos de arboviroses em crianças e adultos”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário