28 de outubro, de 2021 | 16:34

Atividades do Centro de Referência Coronavírus em Fabriciano serão encerradas

Divulgação
Descontinuidade do serviço se deve à queda nas infecções na cidade com avanço da vacinaçãoDescontinuidade do serviço se deve à queda nas infecções na cidade com avanço da vacinação

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano anunciou nesta quinta-feira (28) o encerramento do atendimento do Centro de Referência do Coronavírus, também conhecido como Centro Covid, a partir desta sexta-feira, 29 de outubro. Conforme a pasta, a descontinuidade do serviço se deve à queda nas infecções na cidade com avanço da vacinação.

O Centro foi inaugurado em 20 de março de 2020, com horário de funcionamento das 7h às 22h todos os dias da semana. A medida foi tomada em razão do baixo número de casos de infecções pela doença, o que reduziu a procura à unidade de saúde em mais de 90%. Diante da baixa demanda, o município decidiu pela descontinuidade do serviço.
O número de internações no Hospital Dr. José Maria Morais também é próximo do zero – em duas semanas, apenas um paciente precisou de internação. A Secretaria Estadual de Saúde solicitou a avaliação para descredenciamento dos leitos reservados à Covid, destacou o governo fabricianense.

Vacinas

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, informou que o resultado reflete o trabalho assertivo da imunização na cidade. “A gente fica grato por ter tomado as medidas corretas, reservando a 2ª dose para todos que tomaram a 1ª dose. Atingimos nesta semana mais de 85% de imunização completa e isso é que reflete na queda significativa dos casos. Agora estamos vislumbrando outras políticas públicas”, disse.

O painel da covid no município aponta que falta muito pouco para a rede municipal de saúde imunizar toda a população com as duas doses da vacina. Segundo o boletim do último dia 27/10, já foram vacinados mais de 71 mil cidadãos com a 1ª dose e mais de 61 mil com as duas doses.

A Secretaria de Saúde ressalta que todos aqueles que ainda não se vacinaram ou que por motivos próprios deixaram de tomar a 2ª dose, devem comparecer à Unidade de Saúde de referência e agendar a vacina.

3ª dose

A Secretaria de Governança da Saúde mantém a vacinação de reforço para os idosos acima dos 70 anos e profissionais de saúde que tomaram a 2° dose a mais de seis meses. Mais de quatro mil pessoas já tomaram a 3° dose. O município ressalta que aguarda orientações da Secretaria de Estado da Saúde quanto à liberação para aplicar a dose de reforço em outras faixas da população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário