30 de outubro, de 2021 | 09:37

Atrações conquistam o imaginário coletivo

Divulgação/MOVE
Monte Verde, no Sul de Minas: no ranking de cidades mais acolhedoras do paísMonte Verde, no Sul de Minas: no ranking de cidades mais acolhedoras do país

O contexto promissor vivido por Minas Gerais no momento é comprovado, também, pelos papéis de destaques que o Estado desempenha nas mais variadas vertentes relacionadas ao turismo. A tradição, a cultura, a cozinha e o jeito único de seu povo fazem de Minas um dos dez destinos mais acolhedores do mundo, segundo o ranking global da premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com. Esta é a primeira vez que uma localidade brasileira está presente na lista das regiões mais acolhedoras no mundo.

De acordo com a mesma premiação da Booking.com, Minas Gerais abriga três das dez regiões mais acolhedoras do Brasil. Pela lista divulgada este ano pela plataforma, Monte Verde, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, na região Central, está na sétima posição. Quem fecha o rol dos locais mais acolhedores do país, no 10º lugar, é a Serra do Cipó, compreendida pelo município de Santana do Riacho, também na região Central, próximo à capital mineira.

Já São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, de 730 habitantes e banhado pelo rio das Velhas, é um dos três destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur) para representar o Brasil no concurso "Melhores Vilas Turísticas do Mundo", promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas.

Gastronomia

Acervo Secult-MG
A gastronomia mineira recebe incentivos para os paladares dos turistasA gastronomia mineira recebe incentivos para os paladares dos turistas
Um dos seus maiores cartões de visita, a cozinha mineira ganha holofotes com a recente conquista da produção de queijo Minas Artesanal no concurso internacional “Mondial du age et des Produits Laitiers”, promovido na França. Produtores mineiros ganharam 40 medalhas das 57 faturadas pelo Brasil, liderando o ranking brasileiro na premiação, e levaram quatro das cinco medalhas Super Ouro, que são as mais cobiçadas e raras.

Minas Gerais é, também, o maior produtor de café do Brasil, sendo responsável por 54,3% da safra nacional, colocando o país como maior produtor e exportador do grão no mundo, de acordo com dados do Observatório do Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em Minas, são 463 municípios produtores de café em uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares (dados do mapeamento do parque cafeeiro mineiro de 2018). Somente na Zona da Mata mineira, no Vale do Rio Doce e na região Central são 181 municípios e uma área cultivada de 322 mil hectares. As regiões Sul e Centro-Oeste, juntas, possuem a maior área: são 649,9 mil hectares plantados em 154 municípios.

Já os azeites mineiros, também, ganharam evidência, em setembro, durante o Brazil International Olive Oil Competition 2021, concurso que reuniu produtos de países da América Sul, da América do Norte e da Europa. Foram premiados azeites de Baependi e de Andrelândia, enquanto os produtos da Serra da Mantiqueira já vêm conquistando paladares há alguns anos em premiações internacionais.


Edital de R$ 10 milhões recebe inscrições até dia 8


Evandro Rodney/ImprensaMG
Monumento natural gruta Rei do Mato: diversidades históricas e culturais chamam a atenção dos visitantesMonumento natural gruta Rei do Mato: diversidades históricas e culturais chamam a atenção dos visitantes
Em iniciativa pioneira no Brasil, a Secult-MG também lançou o Edital Reviva Turismo, orçado em R$ 10 milhões para fomentar o setor turístico. O período de inscrições vai até o próximo dia 8 de novembro. Estão previstos investimentos em 60 projetos, sendo 20 de apoio à comercialização (R$ 80 mil para cada) e outros 40 projetos de promoção (R$ 210 mil para cada).

Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa do governo estadual é que sejam criadas ações, como: famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação on-line, seguindo a tendência de compra do turista.

Os proponentes deverão ser organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos mineiros focalizados nas modalidades de turismo cultural, de natureza, de aventura, gastronômico, rural, de negócios, de eventos e cicloturismo.
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