30 de outubro, de 2021 | 09:41

Turismo aquece a economia e descobre o ''destino Minas''

Com retomada de incentivos estaduais, fluxo de turistas é maior do que no período anterior à pandemia

Evandro Rodney/ImprensaMG
As paisagens mineiras - feito esta, no rio São Francisco -, atraem turistas de várias partes do paísAs paisagens mineiras - feito esta, no rio São Francisco -, atraem turistas de várias partes do país

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançou, em maio deste ano, quando o setor do turismo começou a dar sinais de retomada gradual com o avanço da vacinação no Brasil, o programa Reviva Turismo, voltado a identificar tendências e promover o estado, seguindo os protocolos de biossegurança. Conforme dados do governo, desde que o projeto foi colocado em prática, o fluxo turístico em Minas Gerais identificou uma movimentação de mais de 6 milhões de pessoas, garantindo números maiores inclusive que o período anterior à pandemia.

Pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por exemplo, uma das portas de entrada para o Estado, em agosto de 2019, no período pré-pandemia, passaram cerca de 570 mil pessoas. Já em agosto de 2021, o fluxo superou 670 mil turistas, ou seja, mais de 100 mil novos viajantes. O novo relatório divulgado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) registra que, em agosto de 2021, mais de 2 milhões de viajantes circularam pelas várias regiões de Minas Gerais.

Empregos

No que diz respeito ao movimento de empregos no setor do turismo estadual, que vinha registrando quedas até o mês de maio, a partir de junho, com a recuperação exponencial que o setor vem passando, já houve registro de mais de 12 mil novas vagas preenchidas no acumulado, conforme relata a Agência Minas do governo estadual.

Somente no último mês de agosto foram registrados mais de 5 mil postos de trabalho ocupados no setor do turismo em Minas. O programa Reviva Turismo colocou como meta o aumento de 100 mil empregos na área em 15 meses. Em três meses, o resultado aponta, portanto, 12% desse montante.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário