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31 de outubro, de 2021 | 17:19

Criação de conteúdo - Saiba como melhorar a audiência do seu blog

Divulgação
A audiência é responsável por validar o seu trabalho, abrir oportunidades para você monetizar o seu trabalho e ganhar dinheiro com o seu blog ou site A audiência é responsável por validar o seu trabalho, abrir oportunidades para você monetizar o seu trabalho e ganhar dinheiro com o seu blog ou site

Você que sabe como criar um site, também sabe da importância de ter uma boa audiência para fazer o seu projeto decolar e render frutos.

A audiência é responsável por validar o seu trabalho, abrir oportunidades para você monetizar o seu trabalho e ganhar dinheiro com o seu blog. Então ela faz toda diferença.

Muitos criadores de sites/blog sofrem com a falta de audiência no início dos seus projetos e acabam desistindo de seguir em frente por se sentirem desmotivados. Realmente, pode ser um pouco difícil continuar se quase ninguém estiver lendo aquilo que você posta, então é preciso resolver este problema.

Felizmente, existem muitas estratégias de tráfego e retenção de audiência que podem ajudar o seu projeto a ser um sucesso. Neste artigo nós vamos discutir sobre como você pode melhorar a audiência do seu blog e começar a desfrutar da companhia dos internautas que se interessam pelo mesmo assunto que você.

Identifique seu público alvo



Um dos primeiros passos de como criar um site ou blog é escolher um nicho, um segmento que vai te ajudar a entender melhor sobre quais assuntos serão tratados nas postagens e qual será o seu público-alvo. Conhecer o seu público alvo é essencial para saber com quem você está falando e descobrir onde encontrar gente interessada em conhecer o seu projeto.

Por isso, é interessante fazer um estudo detalhado sobre seu público, definir persona e entender melhor quem é o seu interlocutor. Dessa forma, você já segmenta e descobre onde serão mais eficazes as estratégias de divulgação, sejam elas de tráfego pago ou orgânico.

Aumentar o tráfego para gerar audiência



A partir daí, o próximo passo é aumentar o tráfego dentro do seu blog. O tráfego é o número de pessoas que circulam pela sua página, ou seja, a sua audiência. A audiência pode ser de visitantes esporádicos ou até mesmo leitores fiéis e tudo vai depender de como você trata essas pessoas na sua estratégia de marketing.

Ainda assim, é importante que você tenha uma fonte de tráfego que traz leitores novos todos os dias que vão ter a oportunidade de decidir se vão ficar ou não na sua plataforma. Essa fonte deve ser bem construída com a ajuda do tráfego orgânico e do tráfego pago. Veja a diferença entre os dois abaixo.

Tráfego orgânico - são estratégias que geram maior número de visitantes ao seu site sem que você precise investir dinheiro diretamente em anúncios para que isso aconteça.

Tráfego pago - feito por meio de anúncios patrocinados em diversas plataformas com o objetivo de tornar o seu site visível a um público segmentado que possa se interessar pelo conteúdo.

Embora a estratégia de tráfego pago seja basicamente os anúncios (e nós vamos falar um pouco sobre isso), o tráfego orgânico pode ter muitas fontes diferentes e, tão importante quanto saber como criar um blog, é saber executar essas estratégias para trazer mais audiência para o seu site.

Estratégias de Tráfego Orgânico



Nós tópicos abaixo você poderá entender cada ponto e algumas formas de trabalhar como tráfego orgânico.

SEO

O Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca é uma forma de utilizar as palavras e estrutura do seu blog ao seu favor para que os algoritmos de buscadores como o Google possam identificar o seu conteúdo como relevante e colocá-lo nas primeiras posições nas pesquisas.

Os conteúdos que aparecem nas primeiras posições têm mais chances de receber visitas, então é importante utilizar as melhores práticas de SEO para que seu blog seja bem visto pelos mecanismos de busca.

Mídias sociais

É importante que o seu site ou blog tenha uma presença nas redes sociais para fazer a divulgação do conteúdo.

Isso é essencial porque as pessoas passam muito tempo nas redes sociais, então pode ser interessante identificar qual a rede mais utilizada pelo seu público e investir mais tempo em criar conteúdo para criar engajamento por lá, trazendo audiência deste canal.

Colaborações

Você já percebeu como alguns YouTubers muitas vezes fazem vídeos como convidados em outros canais do mesmo segmento? Você não deve tratar outros blogs como concorrentes e sim como amigos que podem se ajudar.

Quando você escreve como colaborador e divulga o seu conteúdo, acaba atraindo audiência de uma outra plataforma para a sua, o que pode ser uma fonte muito interessante de tráfego.

Vídeos no YouTube

As pessoas gostam muito de consumir conteúdo em vídeo e não é por acaso que muitos canais fazem sucesso por lá.

Você pode diversificar a sua forma de transmitir informações inserindo vídeos e divulgando o seu blog também no YouTube para gerar esse tráfego cruzado.

Lista de e-mail

A lista de e-mail é uma estratégia para manter uma audiência que já validou o seu conteúdo, ou seja, já esteve no seu blog, gostou do que viu e deu permissão para que você enviasse mais conteúdos via newsletter.

Sendo assim, se você souber trabalhar bem sua lista de e-mails, essa pode ser uma fonte de alto engajamento de audiência, já que ali só está quem realmente quer.

Estratégia de Tráfego Pago



Para fazer um bom tráfego pago talvez seja necessário você estudar um pouco sobre o que cada plataforma de anúncios tem a oferecer.

Atualmente você pode anunciar em plataformas famosas, como o Facebook Ads, LinkedIn Ads e o Google Ads, que também inclui o YouTube Ads. Essas são as plataformas que mais recebem internautas e cada uma tem suas particularidades.

Entretanto, é importante entender como funcionam as configurações de cada anúncio para otimizar as campanhas da melhor forma. Só assim você conseguirá tirar melhor proveito de qualquer valor que investir para que as pessoas conheçam mais o seu blog.

A grande vantagem do tráfego pago é que ele é bem democrático. Não importa quantos seguidores você tem nas redes sociais ou o tamanho do seu blog, você sempre vai pagar o mesmo valor que qualquer outra empresa.

Contudo, é importante saber configurar as campanhas da melhor forma para que até mesmo uma pequena quantia possa fazer diferença até que você esteja monetizando o suficiente para investir mais.

Assim, fica uma dica: existem profissionais no mercado e cursos gratuitos para você tirar melhor proveito das plataformas de anúncio. Portanto, opte por contratar um profissional ou estudar o assunto, pois não é recomendado que você invista seu dinheiro sem conhecer a ferramenta.
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É importante que o seu site ou blog tenha uma presença nas mídias sociais para fazer a divulgação do conteúdoÉ importante que o seu site ou blog tenha uma presença nas mídias sociais para fazer a divulgação do conteúdo

Quais estratégias funcionam melhor?

Podemos dizer com clareza que a melhor estratégia é uma combinação de todas elas. Logicamente, você vai precisar analisar quais são as mais eficazes de acordo com o seu público-alvo, pois algumas podem não fazer sentido.

Por exemplo, se o seu público não utiliza o LinkedIn, não tem necessidade de investir em anúncios por lá ou criar conteúdo para a plataforma.

Entretanto, é sempre bom lembrar também que, independente da estratégia que você escolher, ela precisa ser bem executada. Não adianta tentar abraçar todas as estratégias se elas não serão bem executadas, por isso, priorize as mais importantes ou convenientes para o momento que o seu blog vive.

Como aumentar a retenção do tráfego

Agora que você aprendeu um pouco sobre como melhorar a audiência do seu blog gerando tráfego, é importante saber como fazer as pessoas ficarem.

Como já foi dito anteriormente, a visita pode ser esporádica, mas será muito melhor se seus leitores se tornarem fiéis e acompanharem seu blog com certa frequência, então é preciso aumentar a retenção deste tráfego.

Algumas das maneiras de fazer isso estão relacionadas a qualidade do seu trabalho e com o estreitamento da relação com o leitor. É importante que você tenha um canal direto com eles para que haja um incentivo de leitura quando ele estiver disperso, como a própria newsletter. Abaixo nós falaremos disso e outros detalhes de retenção de audiência.

Ofereça conteúdo de qualidade

Ter um conteúdo de qualidade é essencial desde o início do blog, independente se você vai escrever para uma ou um milhão de pessoas.

O seu conteúdo deve ser bem escrito, revisado e com informações relevantes que fazem do seu blog algo único. Por isso, trabalhe bastante na construção de algo que realmente traga valor ao seu leitor e ele se sinta representado.

Diversifique os formatos de conteúdo

Além de oferecer um conteúdo rico em informações, você pode variar na forma como as entrega. Por isso, crie diferentes formatos como vídeos, áudios, infográficos, imagens, textos, quadrinhos e muito mais.

Tudo que ajudar a enriquecer o seu conteúdo pode ser interessante para brilhar os olhos do seu leitor e fazer ele reconhecer o seu valor.

Construa uma comunidade

Além de oferecer qualidade, procure criar um relacionamento com seus leitores. Incentive os comentários na página, abra um fórum para debate, responda seus seguidores, tenha uma newsletter, canal no Telegram e o que mais for interessante para engajar os seus leitores em suas postagens no blog.

Com isso, eles se tornarão cada vez mais participativos, dando sugestões de pautas, colaborando e divulgando o seu trabalho para mais pessoas. A comunidade faz toda a diferença para que um blog possa crescer e se tornar um projeto de sucesso.

Conclusão

Agora que você já sabe como criar um blog e como melhorar sua audiência, quais serão os próximos passos? Coloque a mão na massa e nos conte nos comentários mais detalhes sobre seu projeto para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.
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