02 de novembro, de 2021 | 10:00

Diretor de hospitais da FSFX espera total controle da pandemia até o fim do ano

Tiago Araújo
Mauro Oscar acredita que as primeiras medidas preventivas adotadas no início da pandemia serão as últimas a serem deixadas de ladoMauro Oscar acredita que as primeiras medidas preventivas adotadas no início da pandemia serão as últimas a serem deixadas de lado

Passados dez meses da vacinação em massa contra a covid-19, os índices epidemiológicos, que incluem números de internação de pacientes, novos casos e óbitos pela doença, estão cada vez mais satisfatórios. Em entrevista ao Diário do Aço, o diretor de hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, avaliou o cenário atual e demonstrou otimismo para os próximos meses.

Conforme Mauro Oscar, com o avanço da imunização contra a covid-19, tem-se diminuído de maneira significativa a taxa de ocupação dos leitos covid-19, tanto de UTI quanto de enfermaria no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. “Hoje está em torno de 38% o índice de ocupação de leitos por covid em enfermaria. Já em relação ao número de leitos de UTI, está um pouco menos ainda. Essa melhora tem ocorrido no mundo todo, de maneira geral.
No entanto, alguns países agora, como a China, Rússia e o Reino Unido, voltaram a ter uma chamada ‘quarta onda’ da pandemia, que esperamos que não chegue ao Brasil, mas mesmo assim, temos que estar em alerta, mantendo o distanciamento social, uso de máscara facial, uso de álcool em gel e continuar se vacinando”, destacou o médico.

Tendência de queda

Mauro Oscar ressaltou que, ao analisar os últimos meses, é possível afirmar que a tendência é de queda dos números de internações de UTI e de enfermaria. “A nossa esperança é que até o fim do ano essa questão da pandemia esteja totalmente sob controle, até porque as autoridades já têm programado para o ano que vem e próximos meses a retomada das festividades, tanto de fim de ano quanto de carnaval. Portanto, se todo mundo continuar fazendo a sua parte, vamos conseguir atravessar esse cenário o quanto antes e melhorar ainda mais o nosso patamar”, afirmou.

Últimas medidas

O diretor de hospitais da FSFX também destacou que as primeiras medidas preventivas adotadas no início da pandemia serão as últimas a serem deixadas de lado. “Dessa forma, a questão do distanciamento social e do álcool em gel vão ser as últimas coisas que vamos deixar de fazer”, pontuou.

Cenário epidemiológico

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado até o fechamento desta edição, Ipatinga somava 33.279 casos positivos de covid-19, 32.185 casos de recuperados e 913 óbitos pela doença. Já em relação ao número de internação, de 53 leitos de UTI Covid-19 SUS, oito (15%) estão ocupados e dos 55 leitos de Enfermaria Covid-19 SUS, seis (11%) estão preenchidos.

Minas e Brasil

No âmbito estadual, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirma que são 2.185.267 casos confirmados, outros 20.948 casos estão em acompanhamento e são 2.108.737 casos recuperados. Os óbitos em função das complicações causadas pela covid-19 somam 55.582.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que a média móvel de óbitos por covid-19 no Brasil é a menor desde abril de 2020. A ferramenta Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que acompanha a evolução da pandemia da covid-19 no Brasil, registrou dia 31 de outubro, 311,43 óbitos na média móvel de sete dias. É a menor média desde 28 de abril do ano passado, logo após o início da pandemia no país, quando foram 325,14 mortes. Até o momento, os dados oficiais do Ministério da Saúde mostram o acumulado de 607.824 óbitos pela doença desde março de 2020. No mundo, são 5,017 milhões de mortos por covid-19, segundo o site Worldometer.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose de Souza

03 de novembro, 2021 | 11:25

“O grande problema é o carnaval, no ano passado a Covid-19 explodiu no Brasil após essa Festa, portanto não se deve baixar a guarda, pois virão pessoas do mundo todo para o Brasil, inclusive de países onde existem diversas cepas ou variantes do vírus.”

Tião Aranha

02 de novembro, 2021 | 12:04

“Excesso de otimismo, de 52 para 70 por cento de vacinados, ainda falta muito, senhor diretor. Risos.”

Patric

02 de novembro, 2021 | 10:19

“Uai,achei que a COVID já tinha acabado,os governantes estão liberando estádios de futebol com 100% do público,shows..”

Envie seu Comentário