EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

01 de novembro, de 2021 | 16:40

Maurício Tizumba participa de oficina de tambor mineiro na região

Divulgação
Tizumba (D) promoveu uma roda de conversa sobre a tradição do congado em MinasTizumba (D) promoveu uma roda de conversa sobre a tradição do congado em Minas
No último fim de semana de outubro, no rancho Chão de Estrelas, em Marliéria, foi realizada a oficina “Tambor Mineiro”, com o mestre Maurício Tizumba, cantor, compositor, percussionista e ator. A atividade faz parte do calendário de ações da 5ª edição do Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço - ETAMVAÇO. O evento, que teve como público-alvo o grupo Valentinas, contou com a participação do mestre Luís Fabiano dos Santos, capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, e com o capitão da Guarda de Congado Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, Jailton Laurindo.

Com uma trajetória marcada por promover o acesso à cultura afro-mineira, durante o encontro, Tizumba promoveu uma roda de conversa trocando, com os participantes do evento, os saberes sobre a tradição do congado. “Sou feliz por ter nascido congadeiro, ter nascido artista e o meu trabalho estar totalmente voltado a essa tradição. Por onde passo, procuro fomentar a criação de grupos que valorizem a nossa cultura, e por sorte, tenho encontrado núcleos que já estão nascendo fortes, com discursos bem estabelecidos e protegidos por uma ancestralidade”, comentou Tizumba, que há mais de 40 anos trabalha com a difusão da cultura afro enraizada em Minas Gerais.

“Conheço a região do Vale do Aço a partir do reinado. Por essa tradição, pelas festas de congado, traço meu verdadeiro mapa de Minas Gerais. Se hoje estou em Marliéria, podendo ter essa troca com os grupos, é porque a afro-mineiridade que veio do tambor do congado me trouxe até aqui”, observou Tizumba, que aproveitou sua vinda ao Vale do Aço para participar da Festa do Rosário, realizada no domingo (24), em Timóteo.
Divulgação
A música percussiva ganhou destaque e a participação de mulheres durante o encontroA música percussiva ganhou destaque e a participação de mulheres durante o encontro

As atividades do ETAMVAÇO seguem em novembro. No próximo dia 19, às 19h, será realizado um bate-papo em formato de live, com Tizumba, Valentinas e representantes das guardas de Timóteo e Jaguaraçu, sobre o congado como uma manifestação de cunho artístico-cultural-religiosa. No dia 20, Dia da Consciência Negra, o Valentinas lança o show inédito “Valentinas Coração de Minas”, também de forma remota. Ambos os eventos poderão ser conferidos nos canais do Grupo Valentinas - @valentinasgrupo.

“O Valentinas é fruto de pesquisas sobre os saberes artísticos da cultura afro-mineira. Há uns 15 anos, estudo o Tizumba. Se hoje o Valentinas existe é por causa dele, principalmente. Formei o grupo em resposta à necessidade de fomentar a cultura afro-mineira em nossa região, também como busca de estimular as mulheres a se inserirem no universo musical percussivo", relembra o músico, produtor cultural e idealizador do Valentinas, Wemerson Rodrigues, mais conhecido como Geleia.

Com a missão repassada há seis anos, Jailton Laurindo hoje é o capitão da Guarda de Congado Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu. Para ele, poder ter essa troca com Tizumba e todo o grupo foi de grande valia. “Eu venho aprendendo e me aprofundando cada vez mais na nossa cultura afro-mineira, e poder mergulhar nesse universo com o Tizumba é uma honra”, afirmou Jailton.

Ficha Técnica
O 5º ETAMVAÇO é coordenado por Geleia e conta com as participações dos percussionistas Ari Andrade, Nívea Paula, Chrika de Oliveira, Geniane Vieira, Júlia Rolim, Lucas Natureza, também com os músicos Douglas Netto (violões e guitarras), Guilherme Lopes (contrabaixo) e Welington Cristo (teclados, violão e saxofone). O ETAMVAÇO é realizado com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.
Mais informações pelo telefone: (31) 98829-9591.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário