07 de novembro, de 2021 | 12:00

Concluída identificação dos 26 mortos em confronto com a polícia em Varginha

Divulgação PMMG
Além de armas de alto poder de fogo, quadrilha tinha coletes balísticos e outros equipamentos Além de armas de alto poder de fogo, quadrilha tinha coletes balísticos e outros equipamentos

A Polícia Civil de Minas Gerais anunciou que concluiu a identificação dos 26 mortos em operação policial realizada dia 31 de outubro, conta membros de uma quadrilha que pretendia assaltar bancos em Varginha, no Sul de Minas.

Do total de identificados, treze são mineiros; cinco são de Goiás; dois são ainda Distrito Federal e outros dois, do Maranhão. Quatro são um de São Paulo, um do Amazonas, um do Pará e um de Rondônia. Inicialmente acreditava-se que o ipatinguense Márcio Carmo Pimentel, de 41 anos, homem que consta na lista dos criminosos mais procurados de Minas Gerais, estaria entre os mortos, mas isso não se confirmou.

Conforme nota da PCMG, a identificação de cada dos mortos foi feita por meio de impressões digitais, exceto a do último homem, para o qual foi necessário utilizar o teste de DNA.

Denúncias levaram polícia à quadrilha

A polícia chegou aos membros da quadrilha depois de receber denúncias que, divididos em dois grupos, os homens alugaram sítios nos arredores de Varginha, mas não houve movimentação de festa nos lugares. A movimentação atípica de carros chamou a atenção das pessoas, que acionaram a polícia.

Conforme divulgou a PMMG, o serviço de inteligência concluiu que era uma quadrilha armada, uma operação de cerco aos locais, por equipes especializadas da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, onde os grupos estavam foi montada e os homens não teriam se rendido. No confronto, todos os membros da quadrilha morreram e nenhum policial se feriu.

Na primeira incursão os policiais foram a um sítio alugado perto do batalhão da PM e foram recebidos a tiros. No local, 18 dos suspeitos morreram; posteriormente, em outra chácara, a PRF teria encontrado os demais suspeitos, que também foram mortos.
No arsenal apreendido está, inclusive, arma com potencial de fogo antiaéreo No arsenal apreendido está, inclusive, arma com potencial de fogo antiaéreo

Arsenal impressionou

Com a quadrilha os policiais recolheram um arsenal composto por fuzis, escopetas, pistolas, uma arma com poder de fogo antiaéreo, galões contendo gasolina e “miguelitos”, usados para furar pneus de viaturas, além de uniformes, coletes balísticos, coturnos, roupas camufladas e carregadores já municiados. Todo o material ficará à disposição da Justiça, que ao fim do processo pode deliberar pelo reaproveitamento dos equipamentos por alguma força de segurança, ou sua destruição.

Os explosivos apreendidos com o bando foram detonados. Entre vários carros apreendidos, todos roubados, está inclusive uma carreta com fundo falso. A polícia acredita que seria usada para a fuga da quadrilha após os ataques em Varginha.

A polícia ainda investiga se os homens mortos têm relação com outros crimes da modalidade do “novo cangaço”, praticados em Uberaba (MG), Araçatuba (SP) e Criciúma (SC).

A lista dos homens identificados é a seguinte:

.Artur Fernando Ferreira Rodrigues, 27 anos, Uberaba (MG);
.Daniel Antonio de Freitas Oliveira, 35 anos, Uberlândia (MG);
.Darlan Luiz dos Santos Brelaz, 41 anos, Goiânia (GO);
.Dirceu Martins Netto, 24 anos, Rio Verde (GO);
.Eduardo Pereira Alves, 42 anos, Brasília (DF);
.Evando José Pimenta Junior, 37 anos, Uberlândia (MG);
.Francinaldo Araújo da Silva, 44 anos, Eugênio Barros (MA);
.Gerônimo da Silva Sousa Filho, 28 anos, Porto Velho (RO);
.Gilberto de Jesus Dias, 29 anos, Uberlândia (MG);
.Giuliano Silva Lopes, 32 anos, Uberlândia (MG);
.Gleisson Fernando da Silva Morais, 36 anos, Uberaba (MG);
.Isaque Xavier Ribeiro, 37 anos, Gama (DF);
.Itallo Dias Alves, 25 anos, Uberaba (MG);
.José Filho de Jesus Silva Nepomuceno, 37 anos, Caxias (MA);
.José Rodrigo Dama Alves, 33 anos, Uberlândia (MG);
.Julio Cesar de Lira, 36 anos, Santos (SP);
.Luiz André Felisbino, 44 anos, Ipameri (GO);
.Nunis Azevedo Nascimento, 33 anos, Novo Aripuanã (AM);
.Pietro Henrique Silva da Fonseca, 20 anos, Uberlândia (MG);
.Raphael Gonzaga Silva, 27 anos, Uberlândia (MG);
.Ricardo Gomes de Freitas, 34 anos, Uberlândia (MG);
.Romerito Araujo Martins, 35 anos, Goiânia (GO);
.Thalles Augusto Silva, 32 anos, Uberaba (MG);
.Welington dos Santos Silva, 31 anos, Parauapebas (PA);
.Zaqueu Xavier Ribeiro, 40 anos, Goiânia (GO)
.Adriano Garcia, 47 anos, Elói Mendes (MG)


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Observador

12 de novembro, 2021 | 07:47

“Sr. Carlos, Talvez as mais de 200 milhões de mortes causadas pelas ideologias esquerdistas sejam poucas no seu entendimento, mortes essas que vocês tentam apagar hipócritamente.”

Marcio

08 de novembro, 2021 | 10:13

“Comentários com insinuações politicas, do CARLOS, são ridículos.
Se estes bandidos tivessem executado o seu plano, e matado alguns inocentes, o mesmo CARLOS, viria aqui criticar a policia por não ter evitado uma chacina..

ASSIM FICA COMPLICADO, para a lacração não importa o ocorrido, querem só LACRAR........”

Ronaldo Caetano de Amorim

03 de novembro, 2021 | 19:18

“A ação militar, que resultou na morte destas pessoas. Não deixa de ser uma vitoria no combate ao crime organizado. sei que vidas foram ceifadas, mais foi para um bem maior a segurança das pessoas de bem. parabéns aos militares.”

Oliveira

03 de novembro, 2021 | 08:17

“CPF cancelado. Segue a lista. O Márcio estará nesta lista. Bandido bom é bandido morto.”

J.p.

02 de novembro, 2021 | 14:43

“Vigésimo............”

Paulo Cesar

02 de novembro, 2021 | 11:52

“Carlos se vc estava querendo induzir as pessoas a pensar quem tem simpatia por algum partido político ou instituição passa pano pra bandido vcs errou , qualquer pessoa sensata sabe que nesta operação nao morreu nenhum pai de família honesto e trabalhador.”

José

02 de novembro, 2021 | 11:03

“Parabéns a toda a polícia envolvida nessa brilhante operação, onde eliminamos 26 CPFs, pois, já que não pagam impostos não faz sentido existirem.
A turma da lacração se estiverem com peninha podem pegar os cadáveres e levarem prá casa !”

Silva

02 de novembro, 2021 | 10:09

“Que orgulho da polícia de Minas Gerais . ??????”

Nenga

02 de novembro, 2021 | 10:03

“Pqp até uma ação policial com grande êxito vira causa política, é inacreditável como essa turma da lacração tenta inverter os fatos, parabéns para polícia que fizeram uma boa ação protegendo a população.”

Santos

02 de novembro, 2021 | 09:49

“Tem de comemorar mesmo, bandido por acaso tem compaixão com as vítimas?”

Tião Aranha

02 de novembro, 2021 | 08:14

“Neste embate foram resolvidos diversos problemas. O bom preparo tático dos militares vale mais que armas. Parabéns.”

Ferreira

02 de novembro, 2021 | 07:51

“Como disse a pessoa no comentário anterior, a extrema direita não para de comemorar, estão comemorando o fato da polícia ter evitado que pessoas inocentes ficassem a mercê desses bandidos, estão comemorando o fato de nenhum pai de família ter morrido, nenhuma criança, nenhum cidadão de bem, infelizmente quem procura, acha. A polícia militar de Minas Gerais e a PRF merecem todas as honras por livrar a sociedade desses vermes. Quem acha ruim isso, principalmente as comemorações está do lado do mal, passa pano pra bandido.”

Carlos

02 de novembro, 2021 | 05:24

“A extrema direita não para um minuto de comemorar a matança. O povo que gosta de uma morte. Principalmente pessoas frustradas descarregam suas energias na comemoração da babarie. Cruzes.”

Envie seu Comentário