02 de novembro, de 2021 | 16:38

Finados 2021 é marcado pela volta das celebrações nos cemitérios

Fotos: Alex Ferreira
Estiagem no fim da manhã e começo da tarde facilitou a visitação ao Cemitério Parque Senhora da Paz, em IpatingaEstiagem no fim da manhã e começo da tarde facilitou a visitação ao Cemitério Parque Senhora da Paz, em Ipatinga

No dia em que muitas pessoas reservam um momento para relembrar os amigos, familiares e conhecidos que já se foram, os cemitérios voltaram a receber celebrações religiosas.

Em 2020, no âmbito das medidas para evitar aglomeração de pessoas, em um momento crítico da pandemia de covid-19, a visita aos cemitérios foi feita sob restrições e as celebrações religiosas foram reduzidas.

Este ano, entretanto, houve a retomada dos cultos e missas. No cemitério Parque Senhora da Paz, o maior dos três em Ipatinga, houve uma concentração maior de pessoas no fim da manhã e começo da tarde, quando o tempo firmou e o sol apareceu.

Às 15h houve o tradicional Terço dos Homens e uma missa foi iniciada às 16h, ao fim da avenida central do Campo Santo.
Finados 2021 foi marcado pela volta das celebrações nos cemitériosFinados 2021 foi marcado pela volta das celebrações nos cemitérios

Entre as muitas pessoas presentes à tarde, Luiza Souza, 54 anos, disse que saiu do bairro Industrial, em Santana do Paraíso, para visitar o túmulo da mãe, falecida há quatro anos. “Todos os anos venho prestar essa homenagem, mas a lembrança dela é todo dia”, explicou ao Diário do Aço.

Outra história é contada por um homem que pediu para não ser identificado na notícia. Hoje foi a primeira vez ele voltou ao cemitério depois de ver, em dezembro de 2020 o corpo do filho, vítima da covid-19 descer à cova. “Apresentou os sintomas do coronavírus, recebeu todo tipo de atendimento médico e não aguentou. Sonhava em receber a vacina, mas isso não chegou a tempo para ele. Minha esposa não quis vir. Nunca se recuperou da perda do nosso filho”, conta sem esconder as lágrimas.





Depois de uma manhã com tempo chuvoso, o sol deu a cara e facilitou às pessoas a ida ao cemitério para as homenagens aos mortos Depois de uma manhã com tempo chuvoso, o sol deu a cara e facilitou às pessoas a ida ao cemitério para as homenagens aos mortos


Capelinha da padroeira do cemitério é marcada pela presença de fiéis que acendem velas na porta Capelinha da padroeira do cemitério é marcada pela presença de fiéis que acendem velas na porta

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário