Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de novembro, de 2021 | 08:00

Profissional do Ipatinga, Pedro Henrique é o analista de desempenho mais jovem de Minas

Arquivo pessoal
Aos 21 anos, Pedro Henrique atua ao lado da comissão técnica do TigreAos 21 anos, Pedro Henrique atua ao lado da comissão técnica do Tigre

Natural de Virginópolis, mas residindo em Ipatinga há 15 anos, Pedro Henrique Souza Braz se destaca no futebol como analista de desempenho do Tigre. Ele chegou ao clube para a disputa do Campeonato Mineiro Sub-20, e logo foi integrado ao elenco profissional. Dos 12 times que disputaram o Módulo B do Estadual, Pedro era o mais novo dos analistas. Aos 21 anos, o profissional do Ipatinga se destacava em um meio em que os colegas tinham idades que variavam de 25 a 35 anos.

Antes de embarcar nessa profissão, Pedro atuou como árbitro dos campeonatos de futebol amador promovidos pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), entre 2013 e 2018. “Minha maior inspiração na arbitragem foi o Ronaldo Ribeiro (Careca)”, conta o jovem. Em 2013, aos 13 anos de idade, Pedro foi o árbitro mais novo a atuar em Minas Gerais.

“Minha história com o Ronaldo Careca começou quando sempre via ele indo trabalhar passando na porta da minha casa”, conta Pedro. “Eu perguntava frequentemente sobre o trabalho dele frente aos árbitros, perguntava muito sobre arbitragem. Até que um dia ele me chamou para participar de um curso ministrado por ele mesmo, aí então começou minha passagem pela arbitragem que se encerrou em 2018”.

Depois da passagem pela turma do apito, ele logo voltou às atenções para as análises do futebol, além de ter garantido uma licença da CBF de Psicologia do Futebol.

“Sempre tive o sonho de trabalhar com futebol. Dentro de um clube em 2018 surgiu a oportunidade de conhecer a análise de desempenho, área que mais cresce dentro do esporte e que hoje, por sinal, é indispensável em uma comissão técnica”, destacou o profissional, que em 2019 foi para São Paulo fazer um curso da área.

“Desde então venho estudando e colocando em prática. E agora no Ipatinga, que abriu as portas para mim por meio do presidente Nicanor Pires”. A função de Pedro no clube é, entre outras, coletar dados durante os treinos e jogos para que essas informações ajudem a comissão técnica no desenvolvimento da equipe.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Irene

04 de novembro, 2021 | 08:39

“Exemplo a ser seguido. Pessoa de propósito e perseverante. Parabéns Pedro. Você irá trilhar belos caminhos. Orgulho.”

Envie seu Comentário