04 de novembro, de 2021 | 17:40

Vigilância em Saúde orienta sobre doença comum entre crianças

Divulgação
Gestores das unidades municipais de Educação Infantil e creches municipais foram orientados sobre a doença Gestores das unidades municipais de Educação Infantil e creches municipais foram orientados sobre a doença

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio da Vigilância em Saúde, está orientando as escolas sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca, doença endêmica que atinge principalmente crianças e geralmente ocorre neste período do ano (setembro a dezembro). Devido ao aumento do número de notificações, cerca de 30 até a semana passada, foi emitido um documento com orientações epidemiológicas para as unidades escolares, informou a Secretaria nesta quinta-feira (4).

O documento está sendo entregue aos educandários, com orientações sobre a doença, que é contagiosa, sendo recomendado o isolamento da pessoa infectada. As ações de combate à doença foram iniciadas no dia 30 de setembro, quando foi promovida reunião de esclarecimento com gestores das unidades municipais de Educação Infantil e creches municipais sobre o período endêmico da doença.

“As unidades de saúde já foram orientadas para estarem atentas aos sinais e sintomas da doença, e realizarem a notificação junto à Vigilância Epidemiológica. As creches e escolas da rede pública e particular também devem comunicar a suspeita clínica dos casos à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (31) 3847-7629”, informou a gerente da Vigilância em Saúde, Madalena Rodrigues.

Doença

O aparecimento do vírus é comum nessa época do ano, portanto é preciso ficar atento aos sintomas e evitar o contágio. A doença causa feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés e sua transmissão ocorre pelo contato direto entre pessoas contaminadas ou por meio de secreções ou alimentos com o vírus. Segundo a Vigilância em Saúde, a doença regride de forma espontânea depois de alguns dias. No entanto, podem ser necessários medicamentos para controlar os sintomas. Como é uma doença contagiosa, a recomendação é que o infectado evite sair de casa durante o período.

Geralmente, os sintomas da síndrome só surgem após três a sete dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após dois dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário