CADERNO IPATINGA 2024

10 de novembro, de 2021 | 17:47

Secretaria promove capacitação para farmácias sobre códigos contra a violência doméstica

Divulgação
Farmacêuticos e proprietários de drogarias foram orientados a como agir para socorrer as mulheresFarmacêuticos e proprietários de drogarias foram orientados a como agir para socorrer as mulheres

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) informa que promoveu nesta terça-feira (9), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), uma capacitação voltada para as farmácias, acerca da Lei do Código Sinal Vermelho (nº 4.160/21), já sancionada pelo Executivo e originária de proposta da vereadora Cecília Ferramenta. O instrumento legal estabelece códigos de proteção a mulheres vítimas de violência.

Além dos farmacêuticos e proprietários de drogarias, técnicos da SMAS e a autora do projeto que deu origem à lei, compareceram ao evento uma enviada do grupo de trabalho de mulheres do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), Gisele Leal e, ainda, representantes das Polícias Militar e Civil.

Código Sinal Vermelho

O Código Sinal Vermelho é uma forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência, em especial doméstica e familiar. Como forma de pedir socorro, elas utilizam na mão um X vermelho, usado principalmente quando há privação de liberdade e cárcere privado.

O sinal é usado nas farmácias por ser este um local que geralmente várias das vítimas frequentam, muitas vezes acompanhadas até mesmo do próprio agressor.

Para ser identificada, a vítima irá ao estabelecimento e dirá a palavra “Sinal Vermelho” ou sinalizará com a mão com um X no centro. O atendente, assim que identificar o pedido de socorro, deverá coletar o nome completo, endereço e telefone e ligar imediatamente para a polícia, usando o telefone 190.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário