Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de novembro, de 2021 | 13:00

A necessidade de uma gestão transparente

Lucas Bessoni *

Existe um tipo de gestor que não gosta de ser questionado ou que retém todas as informações para si. Esse perfil de liderança é altamente prejudicial para qualquer empresa ou instituição, pois impede que um relacionamento seja construído.

Toda relação precisa ser baseada em confiança. Uma gestão que não é aberta com os seus funcionários e associados favorece um clima negativo e onde ninguém tem clareza sobre a real situação da organização. A empresa de tecnologia Oracle divulgou em 2019 uma pesquisa onde 78% dos brasileiros disseram que confiam mais em robôs do que em seus líderes. Isso mostra a necessidade da transparência para alavancar os negócios.

Vale ressaltar que essa necessidade por transparência se aplica para todas as empresas, instituições e órgãos públicos. Todo colaborador tem o direito de saber como os recursos arrecadados são utilizados. Trazendo para a realidade de um advogado, por exemplo, a OAB/MG deve prezar por uma cultura transparente, já que os advogados contribuintes precisam saber como a liderança investe os recursos.

“A gestão transparente
é uma das melhores maneiras
de engajar as pessoas”


Hoje a sociedade valoriza um gestor que está presente e dividindo as informações. No entanto, o que se vê é um desinteresse por parte de alguns gestores de investir na transparência, visto que é algo que necessita de esforço e dedicação. Nesse sentido, priorizar a comunicação é fundamental. A criação de auditorias para fornecer dados sobre a situação financeira e outras atividades realizadas pela empresa é uma excelente estratégia para implementar a transparência.

Além disso, é necessário que essas informações sobre os bastidores da organização sejam de fácil acesso para todos. O que muitas empresas fazem é dificultar o acesso a essas informações, o que é extremamente prejudicial para os colaboradores. Para resolver isso, uma estratégia é buscar formas de reduzir a burocracia, tornando o acesso aos dados mais prático.

Os colaboradores e associados precisam estar incluídos nos processos da organização. Reuniões de feedback e apresentação de resultados são formas de aproximar a gestão e o colaborador.

A gestão transparente é uma das melhores maneiras de engajar as pessoas. A transparência deve ser a base de qualquer organização que busca por uma estrutura forte e profissionais participativos. Sem confiança é impossível ter sucesso em qualquer área. Uma gestão que prioriza a transparência é benéfica para todos.

* Advogado eleitoral e pré-candidato à presidência da OAB/MG

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

15 de novembro, 2021 | 07:50

“A falta de transparência gera a desconfiança que vem gerando esse clima de depressão e insegurança nos jovens, e quem sofre são os pais, psicólogos e psiquiatras que não estão dando conta dos pacientes.”

Envie seu Comentário