12 de novembro, de 2021 | 19:22

Timóteo oferece exames preventivos a homens a partir de 45 anos durante Novembro Azul

Divulgação
Cidadãos também puderam participar do ?Café com prosa?, evento para conscientizar sobre a importância de detectar a doença precocementeCidadãos também puderam participar do ?Café com prosa?, evento para conscientizar sobre a importância de detectar a doença precocemente

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio das Unidades Básicas de Saúde e equipes de Saúde da Família, está promovendo diversas ações que visam à promoção da saúde do homem, com destaque para a prevenção do câncer de próstata, durante a campanha do Novembro Azul. A coordenação das atividades está a cargo da Gerência de Atenção Primária.

Dentro das ações serão oferecidos os exames laboratoriais de PSA livre e Total pelas Unidades Básicas de Saúde. A liberação desses exames será para todos os homens dentro da faixa etária de rastreamento (45 anos ou +) que comparecer às unidades, sejam nas ações pontuais, ou nas consultas individuais. Também serão ofertados exames de teste rápido para detecção da sífilis congênita, detalhou o governo.

Conscientização

Na quinta-feira (12), a equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Alphaville realizou o “Café com prosa”, um encontro para conscientizar os usuários sobre a política nacional de saúde do homem, buscando conscientizar sobre os cuidados e os serviços relacionados à população masculina e as formas de prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Na ocasião, foi reproduzido um vídeo institucional com o médico Samuel de Carvalho Oliveira da rede municipal de saúde sobre o tema.

Os usuários também assistiram palestra com os enfermeiros Ednalva Alves e Mauro Mendes de Magalhães Júnior e a médica Vanessa Anísio. Durante a abordagem do tema, foi informado que a cada dez casos de câncer de próstata descobertos no início, nove têm chances de cura, por isso a importância de ser fazer o exame preventivo anualmente a partir dos 45 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário