12 de novembro, de 2021 | 19:40

''Ipatinga cidade luz'' irá marcar o tempo pós pandemia

Divulgação/Arquivo
Com apoio da iniciativa privada e recursos de incentivo à cultura, município terá inédita e contagiante iluminação de Natal em 2021Com apoio da iniciativa privada e recursos de incentivo à cultura, município terá inédita e contagiante iluminação de Natal em 2021

Com os números relacionados à Covid-19 bastante controlados, as atividades econômicas e educacionais retomadas e a vacinação avançada em todas as faixas etárias, Ipatinga está preparando comemorações natalinas diferenciadas para este ano.

“Para estimular o clima festivo e de comunhão entre as famílias, a Prefeitura organizou uma programação muito especial, lançando uma agenda de eventos intitulada “Ipatinga, Cidade Luz”, divulgou o governo municipal.

A ideia central é fortalecer ainda mais a imagem do município como referência turística e cultural. Para isso, o Executivo conta com parcerias público-privadas e também com projetos contemplados por leis federal, estadual e municipal de incentivo à cultura.

Iluminação de pontos turísticos

Em 2021, o “Ipatinga, Cidade Luz” será parceiro do Projeto Seminaluz, contemplado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Este projeto contempla a iluminação de quatro pontos turísticos, sendo: Centro Cultural Usiminas, Centro de Memórias Usiminas, Parque Ipanema e Centro Cultural Municipal de Ipatinga (a antiga Biblioteca Pública Municipal). O Seminaluz também engloba oficinas com artistas e a comunidade”, informou o governo.

Via Fundo Municipal de Cultura, com aporte da Lei Aldir Blanc, serão iluminados outros dois pontos turísticos e patrimônios tombados: a Igreja do Ipaneminha, na comunidade do mesmo nome, e a Estação Memória Zeza Souto, no centro da cidade.

A iluminação especial de Natal também encantará os munícipes e visitantes no coração da principal área comercial da cidade: a praça 1° de Maio, no Centro.

Outro detalhe que contribuirá para “acender” a paisagem urbana é a iluminação de alguns ônibus da empresa concessionária do transporte coletivo, Saritur, por meio de parceria com o Shopping Vale do Aço.

Veja mais:
Projeto vai promover a iluminação de Natal em pontos de Ipatinga

Intervenções culturais

Dentro da programação natalina, todos os pontos iluminados receberão intervenções culturais com artistas da região, das escolas municipais de música TOM – Tenente Oswaldo Machado e EMAC – Escola Municipal de Artes Cênicas, além de cantatas de Natal com alunos da rede municipal de ensino.

As iluminações planejadas dentro do “Ipatinga, Cidade Luz” representarão um grande atrativo para os moradores e visitantes, incrementando a paisagem e valorizando a estética nas regiões em que serão implantadas, além de contribuir para o aquecimento das vendas e serviços no principal período comercial entre as datas festivas do calendário anual.

“É importante ressaltar que o significado desta iniciativa vai além de aspectos decorativos e dos desejos de paz e felicidades próprios das celebrações de final de ano. As luzes servirão também para retratar o tamanho da força e da fé que os ipatinguenses tiveram para se reinventar e seguir em frente em meio a esta desafiadora pandemia que impôs sacrifícios a todos, além de implicar em muitas perdas de vidas”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Alessandro Máximo.

Novos tempos

O prefeito Gustavo Nunes diz esperar que a ação gere um novo ânimo na população após um notório período de apreensão e turbulências. Ele entende que “Ipatinga ser reconhecida como uma cidade especialmente iluminada, uma verdadeira Cidade Luz, transmitirá mensagens de esperança, otimismo e outros sentimentos de bem-estar”.

“É importante refletir que, por questão de segurança e cuidado, no pico da pandemia as janelas das casas foram a única conexão com o mundo exterior para muitos, notoriamente os idosos, reclusos nos domicílios para não correr riscos mais sérios.

Até mesmo as crianças acabaram privadas de maior convívio social, com a suspensão das aulas presenciais em determinado período.

O ‘Ipatinga, Cidade Luz’, sem dúvida alguma, representará também o prenúncio eloquente de novos tempos sinalizados para toda a sociedade. Esperamos que o espetáculo deste ano seja o maior que a cidade já viu”, destaca o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ruth de Carvalho Silveira Lima

14 de novembro, 2021 | 15:18

“Parabéns prefeito, pela iniciativa! Só peço que em nome da comunidade do Betânia, favor fazer uma visita na rua filipenses. Em frente o antigo clube da águia Branca. Estamos com uma verdadeira piscina de água parada. Espero que faça a diferença. Pois já se passaram algumas administrações pós esta cidade sem dar a mínima importância. Temos que estar atentos aos mosquitos. Obrigada pela oportunidade de manifestar. Aguardo a visita.”

Jorge

13 de novembro, 2021 | 11:57

“Precisando economizar energia,e gastando dinheiro público que poderia ser usado em outras urgências sociais com iluminação este é o prefeito de Ipatinga.”

Ferreira

13 de novembro, 2021 | 05:02

“O covid parece ter sumido mesmo, vamos aguardá-lo após o carnaval, vai voltar com força total”

Joanas

12 de novembro, 2021 | 20:25

“E bom ficar atento a pandemia esta longe de acabar infelizmente.muitos paises que pensou que a pandemia tava controlada esta fechando tudo tudo porque a pandemia esta agravando.”

Envie seu Comentário