Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de novembro, de 2021 | 17:52

Participantes do Congresso Mexa-se reivindicam que programa seja federalizado

Divulgação
O documento que pede a federalização foi assinado por gestores de Saúde e prefeitos de 26 cidades de Minas e outros estados presentes no eventoO documento que pede a federalização foi assinado por gestores de Saúde e prefeitos de 26 cidades de Minas e outros estados presentes no evento

Atividade física, alegria e socialização. Foi assim que a cidade de Coronel Fabriciano se despediu dos congressistas e participantes do I Congresso Internacional do Programa Mexa-se. O encerramento foi nesta segunda-feira (15), na Praça da Estação, com caminhada e aulão de ritmos e ginástica com os professores do programa na cidade, e participação da Caravana do Lazer, que levou informações, prestação de serviços e atividades lúdicas para o evento, informou a administração local.

Durante quatro dias, cerca de 100 congressistas de instituições do Brasil e do mundo se revezaram em ministrar palestras, cursos e oficinas num debate sobre atividade física como políticas públicas em saúde, assistência social e educação. Pelo menos 500 profissionais, estudantes universitários e representantes do poder público de outras cidades participaram das atividades.

Como resultado prático do Congresso, foi elaborado um documento reivindicando a federalização do programa. O documento foi assinado por gestores de Saúde e prefeitos de 26 cidades de Minas e outros estados presentes no evento. O objetivo é que o governo federal adote o programa como política pública de saúde, custeando as equipes multiprofissionais e atividades nos polos possibilitando que a iniciativa chegue a outros municípios.

“Estamos muito felizes com o resultado do Congresso e, principalmente, com a acolhida de Fabriciano. Neste documento a ser enviado ao Governo Federal comprovamos, por meio de estudos científicos e experiências exitosas, os benefícios de iniciativas como o Mexa-se na promoção de saúde e bem estar da população. Fabriciano é referência e está de parabéns pela organização do evento e pelos resultados obtidos com o programa”, argumenta o professor Jaime Tolentino, doutor em Educação Física e idealizador do Mexa-se Brasil.

O exemplo do Mexa-se em Coronel Fabriciano, uma das primeiras cidades a implantar a iniciativa com recursos próprios, foi anexado ao pedido elaborado no Congresso. Em Minas Gerais, o Mexa-se é adotado por 14 cidades, também com ótimos resultados.

O encontro é realizado pelo Programa Mexa-se Brasil, presente em 14 cidades – incluindo Fabriciano – em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano. O evento tem o apoio do governo federal, por meio dos Ministérios de Cidadania e Especial de Esportes, do Conselho Regional de Educação Física (CREF) – 6ª Região e Associação Mineira dos Municípios e parcerias de instituições de ensino do Brasil e mundo.

A data e local da próxima edição do Congresso ainda será definida.

Mexa-se Fabriciano

Implantado em 2018, o Mexa-se Fabriciano está presente em 13 polos e atende cerca de 3,7 mil pessoas de várias faixas etárias. O programa oferece, gratuitamente, atividade física com acompanhamento do educador físico e apoio de nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Nos polos, que funcionam em quadras e praças públicas, são oferecidas ginástica laboral, funcional, localizada, aeróbica, circuitos, orientação nutricional, hidroginástica, além de diversas ações de promoção à saúde. Para participar do programa, basta se apresentar em um dos polos com o CPF e o cartão SUS.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário