EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

30 de novembro, de 2021 | 20:00

Vídeo mostra técnica de detonação de rochas em Cachoeira do Vale

Weuler Eletrotécnica William
Previsão é que o trecho da avenida Belo Horizonte, fechado desde o dia 11 de novembro seja liberado dentro de 30 diasPrevisão é que o trecho da avenida Belo Horizonte, fechado desde o dia 11 de novembro seja liberado dentro de 30 dias

As várias pedras que rolaram de uma encosta para o trecho da avenida Belo Horizonte, antiga BR-381 em Cachoeira do Vale, começaram a ser detonadas. As rochas serão fragmentadas para serem removidas da via.

Como há risco de deslizamento de novas camadas da encosta, não puderam ser usados explosivos convencionais e o método utilizado é o pyroblast, dispositivo gerador de gás utilizado para fragmentar material rochoso.

No vídeo abaixo é mostrado o momento em que a rocha se parte, sem a geração do impacto normalmente causado com outros métodos de explosão:

Entenda como as rochas fecharam a entrada em Timóteo

Os pedaços de rocha, que chegam a medir dez metros rolaram da encosta na madrugada de 11 de novembro, depois de uma tempestade que durou várias horas.

Com o acesso ao distrito de Cachoeira do Vale fechado, desde o dia 11 a entrada a Timóteo só se faz pelo caminho improvisado no bairro Nova Esperança ou pelo bairro Horto, em Ipatinga.

Agora, a previsão é que o trecho seja liberado para o trânsito em até 30 dias, conforme divulgado pela administração municipal.

A empresa TNT Renta & Serviços executa os serviços com um contrato de R$ 88,8 mil pagos pelos cofres municipais.

A etapa prevê que após a fragmentação das pedras será feita a retirada dos cabos da rede elétrica e de telecomunicações.

Ficou definido que a Bemisa, do setor de mineração, dará apoio com máquinas e equipamentos para a remoção do material detonado e que será depositado no sopé do talude formando um muro de contenção para evitar novos deslizamentos para a via de rolamento.

O município teve que assumir os serviços porque o contrato de manutenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no antigo trecho da BR-381 em Timóteo venceu e não existia uma nova empresa habilitada em condições de iniciar as intervenções no local. Por causa da urgência da intervenção no local o Dnit optou por autorizar o município a fazer a gestão dos serviços de desobstrução do trecho urbano em uma faixa de domínio que pertence à União.

Já publicado:
-Trabalhos para remoção de rochas de via pública em Cachoeira do Vale já começaram
-Estragos da chuva fecham a BR-381 em dois pontos no Vale do Aço
-Timóteo busca alternativas para a liberação de via em Cachoeira do Vale
-Dnit autoriza remoção parcial de rochas no distrito de Cachoeira do Vale
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário