Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de dezembro, de 2021 | 16:00

Campanha em Timóteo alerta para importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

Divulgação
Foram realizadas passeata e blitz educativa no Centro Norte da cidade, no Dia Mundial da Luta Contra a Aids  Foram realizadas passeata e blitz educativa no Centro Norte da cidade, no Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, foram realizadas passeata e blitz educativa no Centro Norte de Timóteo. A ação foi promovida pelos funcionários do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), agentes das 17 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Timóteo, com apoio do grupo Close do Vale e da Polícia Militar, informou o governo timoteense.

De acordo com a médica infectologista Mariana Vasconcelos, “é preciso conscientizar que existem casos novos surgindo o tempo todo apesar do tratamento ser eficaz e controlar a doença”. O município de Timóteo possui 200 casos notificados de HIV em fase de tratamento. Existem aproximadamente 100 casos notificados de Hepatites B e C segundo dados do SAE/CTA. Dos casos notificados, o público masculino jovem é predominante, seguido de mulheres na meia idade. “Temos que reforçar a importância do diagnóstico precoce, o cuidado e o controle dessa doença impactante e ainda sem cura”, comentou a médica.

Membro do grupo Close do Vale, Enrique Torquato, 19 anos, chamou a atenção dos pedestres sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “As IST’s podem ser tratadas, mas o melhor cuidado é sempre a prevenção. As pessoas ainda têm preconceito de falar abertamente sobre o assunto, mas é importante se informar”, frisou. Ele deixou um recado especial para a comunidade LGBTQIA+: “se proteger usando preservativo nas relações sexuais”.

A psicóloga do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), Simone Marriel, esclareceu que atualmente o HIV não causa mais mortes porque o tratamento tornou-se eficiente. “O Brasil é um dos poucos países que distribui medicamentos antirretrovirais gratuitamente à população. Como a aids não está mais assustando as pessoas, aumentou-se o comportamento de risco em função da não utilização do preservativo. Entretanto, este fato tem provocado o aumento do número de casos de sífilis de forma alarmante”, explicou Simone. A psicóloga chamou atenção para as pessoas céticas, que supõem não ter nenhum tipo de vírus, não usam proteção na hora de fazer sexo e acabam contaminando vários parceiros, até mesmo cônjuges.

Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde darão orientações e distribuirão material educativo e preservativos aos usuários, e ainda farão testes rápidos por meio de agendamento. Serão disponibilizados testes rápidos para detecção de HIV, Hepatite B e C e sífilis.

O SAE/CTA realizará testes rápidos às terças, quintas e sextas-feiras, de 8h as 11h, demanda espontânea sem necessidade de agendamento. O endereço é rua João Alves de Azevedo, nº 13, bairro Olaria II. Para mais informações, (31)3847-7624 ou pelo whatsapp (31)9 9332-0735.

Grupo LGBTQIA+
O grupo Close do Vale, com ação em Timóteo, existe há dois anos e aborda assuntos como saúde mental, realiza rodas de conversa sobre homofobia, participa de blitzes educativas como forma de disseminar a inclusão dos integrantes LGBTQIA+ na comunidade, combatendo toda forma de desrespeito. Contatos pelo direct no Instagram @aclosedovale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário