03 de dezembro, de 2021 | 17:48

Bruno Morato defende recurso direto para municípios em Fórum de Prefeitos do Rio Doce

Divulgação
O prefeito de Santana do Paraíso mantém discurso de que municípios precisam ter autonomia na pactuação que prevê reparo de tragédia O prefeito de Santana do Paraíso mantém discurso de que municípios precisam ter autonomia na pactuação que prevê reparo de tragédia

Dezenas de prefeitos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo participaram do 12º Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio Doce, nesta sexta-feira (3), em Iapu, que sediou o evento de forma compartilhada com o município de Bugre. Na ocasião, o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), voltou a defender que os recursos oriundos das ações de reparo devido ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, sejam destinados diretamente aos municípios, informou a administração paraisense. Por enquanto, a aplicação dos recursos seria de responsabilidade da Fundação Renova.

“O que se discute no Fórum é uma nova pactuação, mas também a eficiência dos programas que hoje estão sendo desenvolvidos. Os municípios hoje têm uma extrema dificuldade em conseguir a liberação dos recursos, junto à Fundação Renova, e por esse motivo os prefeitos estão pleiteando que esses recursos, em vez de irem para a Fundação, eles sejam destinados diretamente para as prefeituras”, defendeu Morato.

O Fórum contava com a participação de 43 municípios, afetados de alguma forma pela tragédia de Mariana. Agora, são 49, visto que, na reunião desta sexta-feira, outros seis municípios ingressaram no Fórum: os municípios capixabas foram Anchieta, Fundão e Rio Bananal e os mineiros foram Acaiaca, Jaguaraçu e Coronel Fabriciano.

A próxima reunião do Fórum Permanente de Prefeitos da Bacia do Rio do Doce deve ocorrer em Rio Casca, em data a ser definida. No dia próximo dia 12, às 9h, ocorrerá a Assembleia Geral que definirá a diretoria do Fórum. Este é um passo fundamental, visto que o Fórum visa constituir sua personalidade jurídica, o que ampliará sua representação em defesa dos interesses dos municípios-membros.

Além dos prefeitos, diversas autoridades e lideranças participaram do 12º Fórum Permanente de Prefeitos, entre elas a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo; o secretário de Estado Adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio; o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), João Luiz Teixeira; o chefe de Gabinete da ARMVA, Mauro Guimarães; e o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário