06 de dezembro, de 2021 | 16:07

12ª Região de Polícia Militar completa 17 anos de história

Divulgação
Na solenidade foram homenageados policiais militares e colaboradores da corporação  Na solenidade foram homenageados policiais militares e colaboradores da corporação

O Comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) comemorou nesta segunda-feira (6), o seu 17° aniversário em uma solenidade no auditório do 14º Batalhão, em Ipatinga. Participaram da cerimônia militares da ativa, veteranos e convidados. No decorrer do evento foram homenageados os policiais e funcionários civis que se destacaram no segundo semestre nas categorias motorista padrão, destaque administrativo e operacional. Também foi entregue a medalha Alferes Tiradentes, Mérito Militar e o diploma de Colaborador Benemérito.

O comandante da RPM, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, enfatizou que a cada ano não só a PM como a 12ª Região conseguiu resultados expressivos. “Em 2021 temos os melhores resultados dos últimos 10 anos na RPM, com a redução dos números em indicadores como taxa de homicídios, furtos, roubos e crimes violentos de uma forma geral. Podemos comemorar os resultados, mas ainda não estamos satisfeitos, queremos números ainda melhores para o nosso povo”, detalhou.

Divulgação
Policiais e funcionários civis que se destacaram no segundo semestre foram homenageados Policiais e funcionários civis que se destacaram no segundo semestre foram homenageados


O evento foi aberto já com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, que é a mais alta comenda da PM, e visa premiar aqueles que prestam serviço ou apoiam a corporação no cumprimento da missão de promover a polícia ostensiva e preservação da ordem pública. No decorrer da cerimônia também foram outorgadas as Medalhas de Mérito Profissional e Mérito Militar. “O nosso maior patrimônio é o militar. Não adianta recursos tecnológicos, viaturas, melhores armamentos, se não tivermos um servidor motivado a fazer o melhor. O estilo de comprometimento da alta gerência da Corporação, com todos os integrantes da PM, reflete nos resultados que o Estado está alcançando. No primeiro semestre deste ano, Minas Gerais foi considerado o Estado mais seguro do Brasil pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso de todos, do militar mais moderno até o mais antigo. Temos um agradecimento aos nossos veteranos que deixaram um legado”, salientou o coronel Rômulo.

Um dos homenageados foi o 2º sargento Daniel Santos, que recebeu a medalha Alferes Tiradentes, segundo o militar esse foi o reconhecimento de 15 anos de trabalho diário em prol da comunidade. “Todo profissional que se dedica fica lisonjeado com o reconhecimento, e a resposta de um trabalho bem-feito é a concessão da medalha. A consideração dos comandantes faz parte desse incentivo para trabalharmos ainda mais e melhor para a população”, destacou.

Divulgação
O coronel Gildásio Rômulo Gonçalves é o atual comandante da 12ª RPMO coronel Gildásio Rômulo Gonçalves é o atual comandante da 12ª RPM
Rômulo acrescenta que a participação da comunidade na segurança pública é de suma importância, e se faz necessário agradecer com a entrega dos diplomas de Colaborador Benemérito, para aqueles cidadãos e empresas, que contribuem na manutenção da ordem. Nesse aniversário, a solenidade teve um ato diferenciado que foi a entrega de certificados aos militares, que participaram de uma ocorrência em 20 de outubro deste ano, que resultou na prisão de um dos 21 criminosos mais procurados de Minas Gerais. Na ocasião policiais militares do serviço de inteligência da 12ª RPM, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e militares do 11º Batalhão efetuaram a prisão desse cidadão que estava foragido há 13 anos, na zona rural de Aimorés. Contra o indivíduo havia 14 mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio e roubo, no desenrolar da intervenção policial foram apreendidas duas pistolas, carregadores, munições e dinheiro.

12ª RPM

É uma Unidade de Direção Intermediária criada em 03 de dezembro de 2004, ela é responsável pela coordenação, controle e emprego operacional de sete unidades de execução, batalhões e companhias independentes, sediadas nas cidades de Manhuaçu, Ipatinga, Itabira, Coronel Fabriciano, Caratinga, João Monlevade e Ponte Nova. A RPM faz o policiamento em 97 municípios.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário