Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de dezembro, de 2021 | 16:53

Artistas da região se unem por uma arte plural e democrática

Divulgação/AVVA
Os encontros começaram virtualmente e, após vacinados, os integrantes deram início aos trabalhos de criação Os encontros começaram virtualmente e, após vacinados, os integrantes deram início aos trabalhos de criação

Um novo grupo de artistas visuais residentes no Vale do Aço iniciou, na quinta-feira (2), a exibição do primeiro conjunto de trabalhos desenvolvidos por eles no ano de 2021. O AVVA Coletivo reúne sete integrantes e a multiplicidade de linguagens que envolve pintura, ilustração, fotografia, videoarte, performance e todo entrelaçamento que pode surgir dentre essas e outras formas de materialização da arte. As obras estão no ar pelo perfil no Instagram (@avva_coletivo).

A exposição, intitulada “Blasfematório”, também pode ser visualizada pelo Art Steps, um site de realidade virtual dedicado à exibição remota de trabalhos de arte. Ao acessar o link que está na bio do perfil do coletivo, é possível adentrar e caminhar por uma “cibergaleria” de arte onde estão expostas duas séries de fotografias, uma fotoinstalação e uma obra de videoarte.

Divulgação/AVVA
Na série de fotografias ''Blasfematório'', os artistas abordam uma relevante questão social e contemporâneaNa série de fotografias ''Blasfematório'', os artistas abordam uma relevante questão social e contemporânea
Conforme a produção, os artistas resolveram, no final de 2020 - em meio às limitações impostas pela pandemia -, “estabelecer conexões improváveis entre seus processos de criação, dando origem a novas obras construídas em conjunto”. Dessa forma, Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rita Bordone, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi “decidiram romper a bolha de isolamento que, em geral, aprisiona o artista visual em sua produção solitária”. Juntos, descreve a produção, “lançaram-se ao desafio de integrar forças aparentemente díspares, a fim de dar origem a novas obras que se concretizam em um amálgama das diversas questões, sensações e proposições que motivam a inventividade de cada um e cada uma”.

Divulgação/AVVA
Na série de fotografias ''Aves invisíveis'', o grupo contempla a naturezaNa série de fotografias ''Aves invisíveis'', o grupo contempla a natureza
O projeto tem a colaboração do curador, crítico de arte e professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Eduardo de Jesus, responsável pela escrita do texto curatorial da exposição. A iniciativa é viabilizada em edital da Lei Aldir Blanc para projetos culturais que se destinassem a produção de exposições virtuais de coletivos de artistas, com apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Identidade

Divulgação/AVVA
''Esculturas Bruxuleantes'' apresenta um entrelaçamento entre as linguagens da performance, da escultura e do vídeo''Esculturas Bruxuleantes'' apresenta um entrelaçamento entre as linguagens da performance, da escultura e do vídeo
“A princípio, nas conversas iniciais do grupo, o que existia era uma profusão pouco conexa de manifestações e de uma produção plural, porém consistente, de trabalhos. Se, em geral, grupos culturais se unem por afinidades, a integração entre os membros do AVVA foi, na verdade, um primeiro passo de uma genuína odisseia de construção de uma identidade estética. O desafio inaugural foi identificar os pontos de interdisciplinaridade e as complementaridades entre cada processo criativo, nem que para isso tivessem que forçar os limites das experiências individuais, exigindo que um artista experimentasse a vivência do outro”, descreve a produção do grupo.

A proposta do AVVA inclui a aparição pública de algumas obras finalizadas, mas sem datas e horários programados, para surpreender o público da cidade, onde as peças possam ser exibidas e projetadas em espaços abertos, “de forma que as imagens registradas em fotografia e vídeo dialoguem com o espaço urbano das cidades do Vale do Aço”.

“Portanto, de repente, você se deparar com uma criatura exótica de proporções monumentais executando uma performance excêntrica na fachada de um prédio qualquer, não há porque se horrorizar, nem tampouco pense em evacuar a cidade. Você apenas se tornou um espectador involuntário da arte do AVVA”, orienta, artisticamente, a produção do grupo.

Serviço

Exposição virtual “Blasfematório”, do AVVA Coletivo
No perfil: @avva_coletivo no Instagram
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário