Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de dezembro, de 2021 | 16:18

Última rodada do Brasileirão terá batalha de quatro equipes contra o rebaixamento

Felipe Oliveira/Bahia
Bahia vai encarar o Fortaleza e precisa apenas de suas forças para se livrar da quedaBahia vai encarar o Fortaleza e precisa apenas de suas forças para se livrar da queda

As torcidas de São Paulo e Athletico-PR, enfim, respiram aliviadas. A vitória do Tricolor sobre o Juventude, por 3 a 1, e o empate sem gols do Furacão com o Palmeiras garantiram, nesta segunda-feira (6), a permanência de paulistas e paranaenses na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas, depois do encerramento da 37ª e penúltima rodada, quatro clubes ainda lutam contra o rebaixamento: Grêmio, Bahia, Juventude e Cuiabá. Destes, apenas dois escaparão, já que Sport e a lanterna Chapecoense já caíram para a Série B.

A última rodada do Brasileiro será nesta quinta-feira (9), com todos os jogos iniciando às 21h30. Com 96% de chances de ser rebaixado, conforme cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, o Grêmio vai enfrentar o campeão Atlético. Além de vencer, o time precisa torcer por resultados negativos de Juventude e Bahia. Talvez a vantagem do Grêmio seja enfrentar justamente o campeão que já levantou a taça diante de sua torcida. Compromissado com a final da Copa do Brasil no próximo domingo (12), diante do Furacão, dificilmente o Galo vai mandar seus titulares para Porto Alegre.

O Bahia tem 45,3% de risco de queda e vai ao Ceará encarar o Fortaleza, que ainda luta para entrar no G4, um jogo que tem de tudo para ser mais difícil que o duelo gremista. Uma vitória livra o Bahia do rebaixamento; se empatar, precisa torcer por uma derrota ou empate do Juventude diante do Corinthians; se perder, precisa do revés do Juventude e derrota ou empate do Grêmio para se salvar.

O Juventude, com 35,9% de chances de cair, vai receber o Corinthians, equipe que já está garantida na fase de grupos da Copa Libertadores. Se vencer o Timão, o time sulista precisará torcer por derrota ou empate do Bahia ou derrota do Cuiabá, que enfrentará o Santos; em caso de empate, precisaria de uma derrota do Bahia para se livrar da Série B.

Já o Cuiabá, que tem 22% de probabilidade de cair, receberá o Santos, que ainda tem chances matemáticas de se garantir na fase preliminar da Libertadores. Para se livrar da Segundona, o Cuiabá precisa apenas de um empate, mas se perder, precisará secar Juventude e Bahia, que precisarão ou empatar ou perder seus compromissos para salvar a equipe do Centro-Oeste.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário