08 de dezembro, de 2021 | 09:44

Linha de ônibus tem horário adiantado para evitar atrasos provocados por falta de cobrador

Enviado por leitor
Na tarde de terça-feira, a linha 800 Taúbas/Hospital circulou sem a presença do cobrador, o que atrasou novamente a viagemNa tarde de terça-feira, a linha 800 Taúbas/Hospital circulou sem a presença do cobrador, o que atrasou novamente a viagem

Depois de a linha 800 Taúbas/Hospital atrasar meia hora em dois dias consecutivos, a Saritur, empresa que opera o transporte público coletivo em Ipatinga, tomou a decisão de adiantar o horário dessa linha em 30 minutos. A partir desta quarta-feira (8), o ônibus que saía do bairro às 12h30 sairá às 12h.

Conforme noticiado pelo Diário do Aço, no início da tarde de segunda-feira (6) o ônibus que sai do Taúbas atrasou em meia hora porque o motorista estava fazendo as vezes de cobrador, embora a profissional destacada para esta função estivesse na cadeira do trocador. O usuário que tinha cartão magnético passava pela catraca, mas quem pagava com dinheiro entregava as notas ou moedas ao motorista, o que gerou irritação dos passageiros e atraso ao longo da viagem, atrapalhando a rotina de dezenas de trabalhadores que fazem uso diário da linha.

No dia seguinte, terça-feira (7), a situação se repetiu. Com a diferença de que a cobradora não estava mais no veículo, somente o motorista. E, mais uma vez, a viagem ficou com atraso de meia hora.

Mudança de horário
Em resposta aos questionamentos do Diário do Aço, na noite de segunda-feira a Saritur informou que o atraso “foi pontual e não tem qualquer relação com a cobrança de passagem. O veículo saiu da garagem com um pequeno atraso devido ao trânsito no horário anterior, de 11h20, que interferiu no horário de 12h30”. Na ocasião, a empresa salientou que estava “trabalhando para retomar o horário de 12h assim que possível”.

Embora a Saritur tenha dito que o atraso foi pontual, ele se repetiu na terça-feira. Ao ser questionada novamente pelo Diário do Aço, a empresa informou que iria apurar o motivo do novo atraso, além de comunicar que a partir desta quarta-feira será implantado o horário de 12h na linha 800 Taúbas/Hospital.

Horário
A linha 800 com sentido ao hospital sai do bairro Taúbas às 12h30, em dias úteis. Nos dois dias, com o atraso de meia hora provocado pelo acúmulo de função do motorista, proibido pela Lei Municipal 2.275 de 7/3/2007, o ônibus passou num ponto da avenida José Cândido de Meire, no Bethânia, há cerca de 3km de distância do ponto inicial da viagem, às 13h, mesmo horário em que outro veículo cumpre a linha 800 Taúbas/Hospital.

Administração diz que fiscaliza os ônibus
Na segunda-feira, a administração municipal de Ipatinga informou, por meio de nota, que “mantém, rigorosamente, por meio de equipes técnicas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a fiscalização para coibir que ônibus de linhas municipais, qualquer que seja o itinerário, circulem sem a presença de cobradores. O diálogo com a concessionária do transporte público continua até que uma solução seja definida”.

Já publicado:
-Em Ipatinga, motorista cobra passagem com trocadora dentro do ônibus
-Concessionária do transporte coletivo aponta déficit acumulado em R$ 24 milhões em Ipatinga
-Audiência pública em Timóteo expõe a gravidade do custo do transporte público e risco de colapso se medidas urgentes não forem adotadas
-Transporte coletivo é tema de audiência pública em Ipatinga
-Moradores de Coronel Fabriciano mostram preocupação diante da retirada de cobradores dos ônibus
-Retirada dos cobradores de ônibus será tema de debate em Timóteo
-Ministério Público do Trabalho oferece mediação para problemática da retirada da função de cobrador
-Ipatinga anuncia que intensificou fiscalização para coibir ausência de cobradores nos coletivos
-Ônibus rodam sem cobradores em Ipatinga e usuários reclamam
-Viagens de ônibus em Ipatinga atrasam por causa da ausência de cobradores
-Cobradores da Saritur serão realocados e motoristas devem assumir tarefa extra
-Saritur nega que ônibus recebido sem a cadeira do trocador seria para mudança definitiva
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marina

08 de dezembro, 2021 | 15:41

“Essa Saritur não está nem aí para os passageiros, bairro Ideal está sem ônibus sentido bairro, no horário de 18h, desde a paralisação da pandemia. A gente trabalha o dia todo, e quando vamos para casa cansados, temos que esperar 40 minutos no ponto ou pegar ônibus para bairros vizinhos e ir andando para casa, muitas vezes passando por lugares perigosos.”

Simone Maria

08 de dezembro, 2021 | 13:52

“Hoje o horário de 5:45 saiu do taubas e pelo seu trajeto chego atrado também tinha que retornar os horários antigos do 800 a linha do taubas n e so o taubas que usa muitas pessoas cá de baixo usa também sem falar que os alunos estao sendo muito prejudicados tanto os da parte da manhã como os da tarde tentaram melhorar o da manhã mas atrapalho quem vem pra escola na tarde pra escola e muito difícil nos do bairro ja reclamamos mas eles n nos ouve principalmente o pessol da prefeituro que são eles mesmo que arruma o horário.”

De Olho

08 de dezembro, 2021 | 13:28

“Olha a Administração Municipal deveria pelo menos mentir disfarçadamente. A maioria dos ônibus estão circulando sem cobrador. Basta estar nos pontos para verificar essa anomalia. E outra, a prefeitura não fiscaliza P..... nenhuma. Hoje mesmo (08/12) o ônibus da linha 401, Barra Alegre - Centro, no horário de 11:40hrs, chegou ao Centro as 12:28hrs. Ou seja gastou 48 minutos para fazer o percurso, porque o motorista tem de dirigir, cobrar a passagem e dar o troco, sozinho. Essa administração Municipal está um LIXO. E a Saritur um LIXO II.”

Sofredor do Dia a Dia

08 de dezembro, 2021 | 13:17

“Cadê a prefeitura pelo amor de Deus... Povo tá sofrendo”

Patric

08 de dezembro, 2021 | 13:00

“Engraçado que todo mundo vê os ônibus circulando sem os cobradores,menos a prefeitura (os fiscais)..”

Envie seu Comentário