08 de dezembro, de 2021 | 14:08

Mais de 20 mil pessoas não retornaram aos postos de Ipatinga para tomar 2ª dose da vacina contra covid

Débora Anício
Sala de vacina da UBS do Bethânia vai funcionar até às 21h para atender quem precisa da nova doseSala de vacina da UBS do Bethânia vai funcionar até às 21h para atender quem precisa da nova dose

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga está reforçando nesta semana as orientações à população quanto à importância da segunda dose de vacinas contra a covid-19 para completar o alcance da imunização.

“Mesmo com a disponibilidade de vacinas no município, não é incomum se deparar com pessoas que receberam a primeira dose de imunizantes e não procuraram os postos de saúde para ampliar a proteção contra a doença. Em Ipatinga, mais de 20 mil pessoas constam no sistema como faltosas para a segunda dose”, informou o governo local.
Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias de aplicação da dose única, as demais (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer) precisam de uma segunda dose.

De acordo com a médica infectologista Carmelinda Lobato, referência técnica em infectologia no município, estudos realizados constatam uma queda no nível dos anticorpos alguns meses após as duas primeiras doses. Assim, a dose de reforço é importante para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo. “Isso reduz a chance de cada pessoa se infectar ou reinfectar”, explicou.

Outra medida importante pontuada pela profissional está relacionada à redução da chance de infecção em caso de novas variantes. “Quando temos uma quantidade de anticorpos circulantes elevada, é mais provável que ao ser infectado por uma nova variante a pessoa possa desenvolver anticorpos que se liguem a essa variante”, disse a médica.

Horário estendido

Para garantir que toda a população seja imunizada, a Secretaria de Saúde está atendendo em horário estendido em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) até o dia 17 de dezembro. As salas de vacina das unidades do Limoeiro, Bom Jardim 1, Bethânia 1 e 2, Vila Celeste, Iguaçu, Canaã e Vila Militar estarão funcionando até as 21h para atender aos munícipes que não podem comparecer em horário normal de expediente.

Vacinômetro

O balanço do vacinômetro na tarde desta terça-feira (7) apontava 188.489 vacinas aplicadas em primeira dose. O total da segunda dose chega a 156.534. Há, ainda, mais 4.598 aplicações de dose única e 21.075 doses de reforço.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vanderson Lage de Sa

08 de dezembro, 2021 | 15:42

“Ate que enfim pensaram na gente !! que nao consegue ir nos horarios que estavam funcionando, estava uma vergonha, duas vezes compareci e nao consegui !”

Envie seu Comentário