EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

08 de dezembro, de 2021 | 14:45

Alargamento da praia de Balneário Camboriú

Entenda a repercussão sobre o aumento da faixa de areia na praia de Santa Catarina, além de suas vantagens e desvantagens

Divulgação
Balneário Camboriú, Santa CatarinaBalneário Camboriú, Santa Catarina

O alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú, finalizado em novembro, foi uma obra que, desde o seu início, teve grande repercussão nas redes sociais. Entre as principais preocupações, estavam os possíveis danos que ele causaria para a fauna e a flora da cidade.

Se você ainda não conhece Santa Catarina e nunca foi às suas praias, você pode conhecer pessoalmente Balneário Camboriú viajando com ônibus da Mingoti. Já quem conhece o litoral catarinense sabe que ele é reconhecido por ter a faixa de areia mais curta, se comparada ao restante das praias do nosso país.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar como se deu o início da obra, quais foram seus desdobramentos e sua repercussão entre as autoridades.

Como surgiu a ideia do alargamento?



A obra, que foi iniciada em março de 2021, tinha como objetivo transformar os 25 metros de faixa de areia da praia em 70 metros. Com o custo de R$ 67 milhões, a obra foi feita pelas empresas DTA Engenharia (brasileira) e Jan De Nul (belga), que venceram a licitação feita pelo município.

Para a prefeitura de Balneário Camboriú, o alargamento foi pensado com o objetivo de controlar o avanço das marés e melhorar o espaço para moradores e visitantes. Dessa forma, os turistas que pretendem visitar a cidade terão mais espaços para o lazer e a prática de esportes.

Além disso, a obra também visa proteger a infraestrutura da orla e dos prédios que a acompanham. Isso porque, nos últimos anos, o número de ressacas e o nível do mar aumentaram significativamente. Esta é uma forma de proteger as ruas de futuros alagamentos e de evitar a erosão das praias.

Como funciona o alargamento de uma praia?



O alargamento da praia foi feito com a distribuição de dutos pela areia, que, depois de conectados, são puxados por um rebocador até o meio do mar, depois da Ilha das Cabras.

Na segunda etapa, o rebocador trouxe areia de uma jazida que se localiza a 15 km da costa e a impulsionou por meio da tubulação até que ela chegasse à orla. Desta forma, a praia ganhou 45 km de areia nova.

Para que isso ocorresse, foram necessários diversos estudos de impactos ambientais. Além disso, a alteração da paisagem foi a causadora de mudanças positivas e negativas para Balneário Camboriú.

Quais são as vantagens e as desvantagens para Balneário Camboriú?

Como explicamos anteriormente, um dos principais objetivos do governo de Balneário Camboriú com a obra era de aumentar o espaço para o lazer de quem visita a praia.

No entanto, mudanças de paisagens como estas podem trazer tanto benefícios quanto desvantagens para os moradores da região. Confira abaixo algumas das consequências dessas alterações.

Aumento do tempo de sol na praia

Devido aos altos prédios na orla de Balneário Camboriú, — também conhecida como a “Dubai brasileira” — as praias da cidade são prejudicadas com sombras a maior parte do tempo.

Apesar do aumento da extensão da faixa de areia ter resolvido parte deste problema, a obra não tem essa premissa. O seu principal objetivo é reduzir a quantidade de ressacas e proteger a costa.
Aumento dos cruzeiros

O mar de Barra Sul é reconhecido por ser um trecho de trânsito de cruzeiros que carregam turistas durante o verão. Em 2022, a promessa é de aumentar esse tipo de turismo.

A previsão é que cheguem 22 cruzeiros entre novembro de 2021 até abril de 2022. Portanto, a boa notícia é que, para os próximos visitantes que estão chegando pelo mar, a faixa de areia já vai estar disponível para uso!

Mar afastado

Com a finalização das obras, a praia de Balneário Camboriú ganhou cerca de 45 km de extensão. Isso significa que o mar recuou essa mesma distância, causando o estranhamento de muitos moradores. Se por um lado existem pessoas felizes com o espaço extra para aproveitar a praia, existem também aqueles que ficaram infelizes com o afastamento do mar em relação à orla.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário