09 de dezembro, de 2021 | 10:00

Conclusão das obras do Ceresp em Ipatinga fica para ano que vem

Arquivo DA
Atualmente, o Ceresp funciona como porta de entrada para novos detentos do sistema prisional Atualmente, o Ceresp funciona como porta de entrada para novos detentos do sistema prisional

Após cerca de três anos, as obras no Centro de Remanejamento Provisório (Ceresp) em Ipatinga ainda não foram totalmente concluídas. A reforma e a ampliação da unidade tiveram início em dezembro de 2018 e devem ser concluídas apenas no próximo ano. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A última previsão divulgada era que fossem concluídas no primeiro semestre deste ano, o que não ocorreu.

Em nota, a Sejusp informou ao Diário do Aço que o Ceresp em Ipatinga já está com suas obras de reforma concluídas e que, no momento, as obras na unidade prisional se concentram na ampliação de vagas e da área administrativa. “Atualmente, a unidade prisional está como porta de entrada da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), recebendo presos e operando abaixo da sua capacidade, que é para 316 vagas”, explicou.

Expectativa

A expectativa é que após as obras de ampliação no Ceresp em Ipatinga, a unidade tenha 500 vagas no total, conforme a Sejusp. “Já a previsão de conclusão de todas as obras é para o próximo ano”, ressaltou a nota da Secretaria.

Atraso
A Sejusp ainda explicou que houve alguns atrasos nas obras devidos ao período de pandemia. "Esclarecemos que a mão de obra utilizada é de presos de unidades prisionais da região e que, em razão dos protocolos para a preservação da saúde, o deslocamento desses presos sofreu interrupção por um tempo".

As obras no Ceresp são acompanhadas pelo Ministério Público e pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). A presidente do Consep Integrado de Ipatinga, Ronísia Silva, também ressaltou que os serviços no Ceresp contam com a mão de obra de detentos, que são acompanhados pelos policiais penais durante a execução dos seus trabalhos. “Com a pandemia de covid-19, o Ceresp passou a ser local de passagem de presos e de triagem. Com isso, os policiais penais da unidade precisaram fazer mais deslocamentos e escolta de detentos. Dessa forma, teve que tirar os policiais penais que estavam acompanhando a obra para fazer outros tipos de serviços, o que prejudicou o andamento dos trabalhos”, explicou.

Obras

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, a reforma e ampliação do Ceresp de Ipatinga tiveram início em dezembro de 2018, após a Vara de Execuções Criminais e de Precatórios Criminais da Comarca de Ipatinga autorizar a destinação de recursos provenientes da prestação de penas pecuniárias para a reconstrução do Centro de Remanejamento. As intervenções no Ceresp envolvem a reforma da carceragem dos Blocos A e B, ampliação de vagas, construção da portaria, de um canil e além de outros serviços.

Volta dos presos

Em março de 2020, o Ceresp de Ipatinga voltou a receber presos do sexo masculino, na ala que estava interditada parcialmente desde 2016, quando ocorreu uma rebelião que deixou boa parte da unidade destruída, passando a ser ocupada apenas por mulheres reclusas. Para evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus no sistema prisional mineiro, foram criadas unidades de referência, espalhadas por todo o Estado, que funcionam como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. Dentre essas unidades está o Ceresp de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário