09 de dezembro, de 2021 | 16:43

Governo de Ipatinga busca desburocratizar processos de obtenção de licenças ambientais

Divulgação
Servidores de Ipatinga visitaram a Prefeitura de Ibirité nesta semanaServidores de Ipatinga visitaram a Prefeitura de Ibirité nesta semana

Servidores do Departamento de Meio Ambiente (Demam), ligados à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga, estiveram em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta semana. O objetivo foi conhecer detalhes sobre o sistema de licenciamento ambiental utilizado na cidade e, com isso, aprimorar os protocolos locais, informou o governo ipatinguense.

Em novos intercâmbios previstos, com datas ainda a serem definidas, também serão fortalecidos os vínculos de conhecimentos com técnicos da área que atuam em outros órgãos. “A ideia é desburocratizar, dentro dos limites da lei, o processo de autorização para instalação de empreendimentos, visando “ facilitação do crescimento no município e, consequentemente, contribuindo para a criação de novos empregos”, detalha o Executivo.

No encontro, os servidores ipatinguenses foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Ibirité, Francisco Soares, e pela superintendente do Controle Ambiental da cidade, Franciele Prata.

Licenciamento ambiental

Conforme explica Nívia Estefânia Souza de Oliveira Bezerra, gerente da Seção de Controle Ambiental em Ipatinga, atualmente existe um processo bastante burocrático para liberação da licença ambiental no município. Ela resumiu: “Nestes dias, este documento é emitido pelo CIMVA (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço), e isso resulta em certas idas e vindas, dificuldades que muitas vezes desestimulam empreendimentos. Trazendo o licenciamento ambiental municipal para dentro da prefeitura, vamos conseguir desburocratizar, facilitar o crescimento do município com mais empresas e empregos, além de aumentar a arrecadação municipal. Sem essa licença o empreendedor não consegue se estabelecer legalmente no município, correndo o risco de ser autuado pela fiscalização e sofrer sanções. São previstas multas e outras penalidades”, explica.

Para que se tenha ideia da importância do tema, dados do CIMVA dão conta de que somente no ano de 2021, foram expedidas 83 licenças ambientais em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário