Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de dezembro, de 2021 | 13:50

Referência em atração de investimentos dialoga com representantes do Vale do Aço

Divulgação
ARMVA promoveu 1º Encontro Regional de Atração de InvestimentosARMVA promoveu 1º Encontro Regional de Atração de Investimentos

Atrair investimentos e prospectar novos negócios para uma região ou município são ações que dependem de uma série de medidas e agentes para que elas se concretizem. O poder público possui papel relevante para a melhoria no ambiente de negócios e fomento ao empreendedorismo. Para estimular esta discussão no Vale do Aço, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), em parceria com a Agência de Promoção Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais – Invest Minas, anteriormente chamado de INDI, promoveu o 1º Encontro Regional de Atração de Investimentos, voltado para o poder público municipal, informou a ARMVA.

Para conversar com os representantes municipais foi convidado o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho. Adriano é uma grande referência dentro da atuação do setor público voltada para atração de investimentos. Após 17 anos de sucesso à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Extrema, no Sul de Minas, Adriano recebeu o convite do Governo de Minas para compor a diretoria da Invest Minas, onde hoje trabalha para o Estado de Minas Gerais.

Extrema é um exemplo de sucesso em estratégias de atração de investimentos fomentadas pelo poder público municipal. O município passou de uma pequena cidade com pouca infraestrutura, para ser o 2º maior polo industrial de Minas Gerais. Em quase duas décadas, o programa de atração de investimentos, comandado à época por Adriano, multiplicou o PIB da cidade em 14 vezes, colocando Extrema atualmente como o 2º maior PIB per capita de Minas e o 8º maior PIB per capita do Brasil.

Durante o encontro, Adriano explanou a respeito da sua experiência de quase duas décadas atuando na pasta municipal de Desenvolvimento Econômico. Adriano ainda destacou como fundamental os encontros e debates promovidos entre ARMVA, Invest Minas e gestores municipais.

“A parceria entre Governo de Minas e municípios é fundamental porque atração de investimentos é um assunto novo para as administrações municipais, a maioria está estruturando a área de desenvolvimento econômico e nós temos esse conhecimento. Hoje o Governo de Minas oferta diversos materiais, treinamentos, assessoramento, ou seja, há um esforço muito grande para melhorar a qualificação na gestão municipal neste setor, porque é no município que o desenvolvimento econômico vai acontecer. O Vale do Aço tem um potencial gigantesco e existem diversas ações a serem tomadas, que se forem executadas em parceria entre município e Governo de Minas, certeza que é sucesso”, avalia Adriano.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, pontua que entre os principais pontos destacados estão a importância da análise dos dados socioeconômicos, otimização e alinhamento dos processos administrativos e a captação ativa de novos investimentos.

“Foi possível trazer para os gestores municipais presentes da importância de conhecer bem o território, além de enfatizar que os processos das prefeituras estejam alinhados e amigáveis com atração de investimentos. Não adianta a equipe de desenvolvimento econômico buscar empresas e essas empresas ficarem aguardando meses por licenças ou alvarás. O segundo ponto abordado foi a prospecção ativa de empresas. Os investimentos não acontecem de forma meramente espontânea. É necessária uma captação, atração de empresas com a fidelização delas no território. Esta é uma perspectiva de venda tal qual temos no setor privado. Do mesmo modo que o empresário precisa vender seu produto, o gestor municipal precisa vender seu município na atração de novas empresas, promovendo assim a geração de emprego e renda”, declara.

Atração de Investimentos em Minas

Recentemente, o Governo de Minas Gerais comunicou o recorde em atração de investimentos, com a marca histórica de R$ 189 bilhões. Desse modo, Minas contabilizou em três anos um montante que supera em 26% o total previsto em atração de investimentos estimados para todo o período de quatro anos de gestão, que era de R$ 150 bilhões.

Minas tem sido o estado pioneiro na implementação das diretrizes da liberdade econômica, por meio do programa Minas Livre para Crescer. O estado lidera o ranking brasileiro de dispensa de alvarás para atividades classificadas como de baixo risco, sendo até o momento, 701 atividades que não necessitam de alvará e exigências normativas.

Liberdade Econômica no Vale do Aço

Com ações para a melhoria do ambiente de negócios no estado, o Governo de Minas também incentiva as prefeituras a adoção do programa Minas Livre para Crescer. A iniciativa auxilia prefeituras a adotarem uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes. Com a adoção das diretrizes de liberdade econômica, diversos municípios têm fortalecido a cadeia produtiva já instalada, e descoberto nova vocações econômicas.

No Vale do Aço, a ARMVA atua em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, na identificação e orientação dos municípios interessados. Até o momento, três municípios na região aderiram ao programa por meio de publicação de decreto. Outros 10 já estão em fase preparatória da redação das normas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário