10 de dezembro, de 2021 | 13:51

Cidades históricas de Minas não vão promover carnaval em 2022

Divulgação Qu4rtstudio/Arquivo
Os tradicionais carnavais de Ouro Preto e de demais cidades mineiras foram canceladosOs tradicionais carnavais de Ouro Preto e de demais cidades mineiras foram cancelados

Em reunião promovida na manhã desta sexta-feira (10), em Ouro Preto, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais decidiu, por meio de Assembleia Geral, que os 30 municípios mais antigos do Estado, que fazem parte do grupo, não vão promover as tradicionais festas de carnaval em 2022. Conforme a assessoria de comunicação da Associação, a medida foi tomada para não haver retrocesso nas conquistas já obtidas de combate à covid-19.

Os municípios que não terão carnaval são: Brumadinho – Baependi - Barão de Cocais - Bom Jesus do Amparo - Conceição do Mato Dentro – Caeté - Catas Altas – Cataguases – Congonhas – Campanha – Diamantina – Itabira – Itabirito – Itapecerica – Januária - Lagoa Santa – Mariana - Nova Era - Ouro Preto - Ouro Branco – Paracatu – Pitangui – Prados - Santa Bárbara – Serro - São João del-Rei - São Thomé das Letras – Sabará - Santa Luzia – Tiradentes.

Por unanimidade, os prefeitos e secretários municipais de cultura e turismo de todas as cidades decidiram não promover a festa. “Muitos prefeitos argumentaram que a população de sua cidade foi consultada, decidindo sempre pela não realização do carnaval, considerando ainda mais que Belo Horizonte não vai realizar seu carnaval, sendo que o grande fluxo de foliões optaria pelas cidades históricas mineiras”, detalhou a assessoria. A decisão foi tomada levando-se em consideração as últimas análises do cenário epidemiológico pelas autoridades sanitárias nos âmbitos nacional e estadual, as quais ainda recomendam a adoção de estratégias de prevenção e enfrentamento à covid-19, a fim de que os avanços conquistados até a presente data com a vacinação não tenham sido em vão e não sofram nenhum retrocesso.

O presidente da Associação das Cidades Históricas, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, disse que “as cidades históricas de Minas Gerais, principais destinos turísticos do nosso Estado, priorizam a segurança sanitária, a vida e a saúde de seus habitantes e turistas. Então, acreditamos que a retomada imediata do turismo só se dará em cidades seguras, que se preservaram durante a pandemia e seguiram os protocolos sanitários. Por isso nossas cidades optaram pela não realização de seus tradicionalíssimos carnavais neste momento, pois estaremos preparados para receber a todos, como sempre recebemos, com a maior segurança e conforto, em um futuro muito próximo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário