10 de dezembro, de 2021 | 14:23

Dados do Ministério da Saúde permanecem inacessíveis

Alex Ferreira
Alvo de ataque cibernético, serviços disponibilizados pelo ministério via site e aplicativos estão indisponíveis nesta sexta-feira, entre eles o certificado da vacina contra a covid  Alvo de ataque cibernético, serviços disponibilizados pelo ministério via site e aplicativos estão indisponíveis nesta sexta-feira, entre eles o certificado da vacina contra a covid

Desde a madrugada de hoje, nenhum serviço do Ministério da Saúde pode ser acessado pelos cidadãos. Alvo de ataque cibernético, na madrugada de hoje, serviços disponibilizados pelo ministério via site e aplicativos estão indisponíveis nesta sexta-feira (10), entre eles o certificado da vacina contra a covid.

Mas, apesar do ataque hacker, os dados do Ministério da Saúde não serão perdidos, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã de hoje.

“É um prejuízo muito grande”, afirmou o ministro em entrevista à imprensa, mas acrescentou que os dados não serão perdidos. “O Ministério da Saúde tem arruivados todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, destacou o ministro.

Mais cedo, o ministro afirmou também que o “empenho total” do ministério era voltar a disponibilizar os dados. Entre as informações atingidas estão o Conecte Sus, por meio do qual as pessoas têm acesso aos seus exames e vacinas.

O ministro afirma que o culpado seria “exemplarmente punido”. O caso está sendo investigado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pela Polícia Federal, segundo o ministério. A PF afirmou, por meio de nota, que informações não foram extraídas das plataformas da Saúde.

Os sites e os aplicativos do Ministério da Saúde sofreram um ataque cibernético na madrugada desta sexta-feira. Ao tentar acessá-los, usuários receberam uma mensagem assinada pelo Lapsus$ Group informando que “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos” e orienta contato para resgate.

Os hackers afirmam ter obtido 50 terabytes de informações. O grupo disse ainda que está disposto a negociar esses dados. O sequestro de dados com bloqueio da página, seguido por um pedido de resgate, é chamado ransomware. Nesses casos, a negociação normalmente ocorre com o pagamento de um resgate em criptomoeda.

Entre os serviços atingidos está o certificado de vacinação, emitido pelo Conecta SUS e a Carteira Nacional de Vacinação Digital. Sem o ConecteSUS, a emissão do documento está indisponível. Quem precisava imprimir o certificado ou apresentar o documento enfrentou dificuldades. O Ministério da Saúde ainda não sabe quando os serviços e sites voltarão ao normal. (Com dados do Ministério da Saúde e informações da Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário