10 de dezembro, de 2021 | 14:57

Atlético fecha Brasileirão com melhor defesa e com o artilheiro do campeonato

Pedro Souza
Mesmo sem jogar na última rodada, Hulk fechou o Brasileiro com 19 gols, quatro a mais que o atacante Gilberto, do BahiaMesmo sem jogar na última rodada, Hulk fechou o Brasileiro com 19 gols, quatro a mais que o atacante Gilberto, do Bahia

Campeão brasileiro com antecedência, os números do Atlético nesta temporada só puderam ser computados com o encerramento do campeonato, na noite desta quinta-feira (9). Usando um time reserva, já que o foco está voltado para final da Copa do Brasil neste domingo (12), diante do Athletico-PR no Mineirão, Cuca mandou para Porto Alegre um time de reservas. Essa equipe perdeu de 4 a 3 para o Grêmio, resultado que não foi suficiente para salvar o time gaúcho e muito menos para arranhar a excelente campanha do campeão.

Em 38 rodadas, o Atlético venceu 26 jogos, empatou seis e perdeu outros seis. Foi o time que mais venceu e o que menos perdeu. Também foi a defesa menos vazada, com 34 gols sofridos. Embora o total de gols marcados não tenha sido o maior deste Brasileirão, já que o Flamengo fez 69 gols, os 67 do Galo deram um recorde ao clube, que nunca tinha feito tantos gols em uma edição de Brasileiro de pontos corridos com 20 equipes na disputa. O número de 2021 supera o de 2015, quando o Atlético fez 65 gols e terminou na vice-liderança.

A campanha geral de 2021 foi a segunda melhor da história dos pontos corridos, perdendo apenas para o Flamengo de 2019. O Galo foi o melhor visitante deste ano, com 32 pontos somados fora de casa e também o melhor mandante, com 17 vitórias no Mineirão, sendo 16 triunfos seguidos, recorde inédito no certame. A campanha foi tão regular que o campeão marcou o mesmo número de pontos no turno e no returno: 42.

Mesmo sem entrar em campo na rodada de encerramento, o atacante Hulk manteve seu posto de artilheiro do Brasileirão com 19 gols. Quatro a mais que Gilberto, do rebaixado Bahia.

Mais números

O Atlético assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro na 15ª rodada, em 8 de agosto, quando venceu o Juventude de virada em Caxias do Sul, e não saiu mais. Ao todo, o Galo passou 24 das 38 rodadas na liderança.

Campeão com duas rodadas de antecedência, o Atlético é o terceiro clube a atingir essa marca, que já havia sido alcançada por São Paulo em 2006 e Cruzeiro em 2014.

O Galo fechou o campeonato com 84 pontos, 13 pontos a mais que o Flamengo. Essa é a terceira maior diferença entre campeão e vice na história do Brasileirão de pontos corridos com 20 clubes. Só o próprio Flamengo, em 2019, e o São Paulo, em 2007, tiveram vantagem maior sobre o segundo colocado.

Outra curiosidade do Atlético é que ele venceu todos os times do Brasileirão, ao menos uma vez, com exceção da rebaixada Chapecoense, equipe de pior rendimento da história dos pontos corridos, mas que conseguiu o feito de empatar duas vezes com o time que viria a ser campeão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário