11 de dezembro, de 2021 | 10:00

Após quatro meses, Vale do Aço voltará a receber doses da Janssen

Divulgação
Esse quantitativo da Janssen será destinado para a dose de reforço das pessoas que receberam a 1ª dose da vacina do mesmo laboratórioEsse quantitativo da Janssen será destinado para a dose de reforço das pessoas que receberam a 1ª dose da vacina do mesmo laboratório

A 72ª remessa de vacinas contra a covid-19 está prevista para chegar na próxima segunda-feira (13), na Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano. Nessa nova remessa, a macrorregião do Vale do Aço contará com 2.255 doses da Janssen, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O quantitativo para cada município pode ser conferido no site www.saude.mg.gov.br.

A última remessa de vacinas da Janssen enviada pelo Estado para a macrorregião do Vale do Aço ocorreu em 12 de agosto deste ano, ou seja, há quatro meses, conforme noticiado pelo Diário do Aço. Na ocasião, foram distribuídas 170 doses da Janssen, que faziam parte dos lotes 35º e 36º.

Recomendação

No dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica em que orienta que os quatro milhões de brasileiros que se vacinaram com o imunizante da Janssen tomem uma dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A recomendação do ministério é que seja utilizado a vacina do mesmo fabricante. Segundo a nota, a orientação foi baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

Início da distribuição

A SES-MG iniciou esta semana a distribuição, para as Unidades Regionais de Saúde, de mais de 66 mil doses de vacina contra a covid-19 do laboratório Janssen que chegaram ao estado.

Os imunizantes fazem parte da 72ª remessa de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde e serão destinados para a dose de reforço das pessoas que receberam a primeira dose da vacina do mesmo laboratório (de forma homóloga). A medida não se aplica a gestantes nem a puérperas (até 45 dias após o parto), que deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.

A SES-MG esclarece que depende do repasse dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, para fazer a distribuição aos municípios. “O informe técnico enviado pelo órgão federal, junto a cada remessa, já vem com a previsão do público que deve ser imunizado. Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território”.

Balanço

Até esta sexta-feira (10), Minas Gerais havia registrado mais de 33 milhões de doses aplicadas, com cobertura da população de 12 anos ou mais, em 91,25% para a primeira dose, e 81,31% dessa população com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). Também já foram aplicadas mais de 2 milhões de doses de reforço.

Na macrorregião do Vale do Aço, já foram aplicadas 603.464 em primeira dose (83,35%), com cobertura da população de 12 anos ou mais, e 525.221 em segunda dose (72,54%) para esse mesmo público. Já 72.119 doses de reforço foram aplicadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário