12 de dezembro, de 2021 | 08:00

Galo e Athletico-PR iniciam disputa pelo título da Copa do Brasil

Pedro Souza
Os dois atléticos se enfrentam a partir das 17h30 deste domingo, no MineirãoOs dois atléticos se enfrentam a partir das 17h30 deste domingo, no Mineirão

Depois de comemorar o título brasileiro que não vinha há 50 anos e ter grande parte de seu elenco na seleção do campeonato, em eleição feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Atlético está focado agora em erguer mais um troféu: o de campeão da Copa do Brasil. Neste domingo (12), às 17h30, o Galo recebe o Athletico-PR no Mineirão, pelo jogo de ida da final, com transmissão da TV Globo, Sportv e Premiere. O duelo de volta será na quarta-feira (15), às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Embora o Furacão tenha feito uma campanha ruim no Brasileirão, tendo fechado o campeonato no 14º lugar e ter lutado em grande parte contra o rebaixamento, o saldo de 2021 é positivo, já que o clube paranaense conquistou a Copa Sul-Americana pela segunda vez e já garantiu vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.

Com conquistas em 2021, os dois atléticos tentam fechar o ano com chave de ouro, com o bi da Copa do Brasil. O Galo levou o título pela primeira vez em 2014 e o Furacão em 2019. Se o time mineiro erguer o troféu, conquistará pela primeira vez em sua história a tríplice coroa, com os títulos do Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

No jogo de hoje, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Mineirão vai contar com torcedores dos dois clubes. A expectativa é de receber um público de 60 mil pessoas, sendo que 2.300 ingressos foram disponibilizados para a torcida do Furacão.

O retrospecto conta a favor do Galo, que só perdeu uma vez no Mineirão neste ano, para o Fortaleza, na rodada de estreia do Brasileirão. Em 37 jogos como mandante, incluindo todos os campeonatos, o Galo venceu 31, empatou cinco e perdeu apenas um.

A finalíssima também terá a disputa pelo artilheiro da Copa do Brasil. Hulk está isolado com seis gols, dois a mais que o atacante o Furacão, Renato Kayzer.

Times

Para este duelo, o técnico Cuca não poderá contar com o zagueiro Nathan Silva, que já atuou no torneio pelo Atlético-GO. Sua vaga deve ser ocupada por Igor Rabello, se Réver ainda não estiver totalmente recuperado de lesão.

As dúvidas ficam por conta do atacante Eduardo Sasha, que saiu do jogo diante do Grêmio com um incômodo muscular e do meia Nathan, que nem sequer viajou para Porto Alegre por causa de um desconforto na coxa esquerda. Porém essas dúvidas não impactam diretamente a equipe, já que os atletas são reservas. O que é incerto também é a formação do time, pois não se sabe se Cuca vai escalar o trio Keno, Hulk e Diego Costa em detrimento de ter Nacho Fernández no meio de campo.

Com quase todos à disposição, Cuca deve escalar Everson; Mariano, Igor Rabello (Réver), Alonso, Arana; Allan, Jair, Zaracho; Keno, Hulk e Diego Costa (Nacho Fernández).

Já o técnico do Athletico-PR, Alberto Valentim, deve alinhar seu time com Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Hernández; Marcinho, Léo Cittadini, Erick e Abner; Nikão, Kayzer (Pedro Rocha) e Terans.

A arbitragem será comanda por Bruno Arleu de Araujo (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO). VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário