12 de dezembro, de 2021 | 19:00

Via pública em Cachoeira do Vale é liberada parcialmente

Divulgação
O deslizamento de terra, que provocou a queda de rochas na avenida Belo Horizonte, ocorreu na madrugada de 11 de novembroO deslizamento de terra, que provocou a queda de rochas na avenida Belo Horizonte, ocorreu na madrugada de 11 de novembro

Com a implosão e remoção de rochas da avenida Belo Horizonte, no antigo trecho da BR-381, no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo, a pista do principal acesso a Timóteo está liberada parcialmente e já é possível percorrer o trecho. Mas é uma liberação provisória e mais obras serão executadas no local nesta segunda-feira.

A partir de terça-feira (14), conforme apurado pelo jornal Diário do Aço junto ao governo municipal, devem ser removidos os tapumes que foram instalados no local.

Desde o dia 11 de novembro, o antigo trecho da BR-381 estava interditado devido à queda de rochas no local. Na semana que passou o trânsito foi liberado em alguns momentos no trecho, mas a abertura total da pista ainda não ocorreu.

A solução encontrada pela administração de Timóteo, até então, será liberar meia pista para os veículos, sentido ao distrito de Cachoeira do Vale, e fazer uma pista de terra ao lado para os automóveis trafegarem, sentido a Belo Horizonte. Conforme já divulgado, a ideia é que seja liberado parcialmente para a circulação de veículos até que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelo domínio e administração da rodovia federal, dê uma solução definitiva para aquele trecho da rodovia.

Embora o trecho ainda seja de responsabilidade do Dnit, o município de Timóteo teve que assumir integralmente os custos dos trabalhos que são executados no local.

Veja mais:
Estragos da chuva fecham a BR-381 em dois pontos no Vale do Aço
Dnit autoriza remoção parcial de rochas no distrito de Cachoeira do Vale
Trabalhos para remoção de rochas de via pública em Cachoeira do Vale já começaram
Vídeo mostra técnica de detonação de rochas em Cachoeira do Vale

Queda de rochas

Por causa da chuva da madrugada do dia 11 de novembro, pedaços de rocha de grandes dimensões se desprenderam do maciço granítico na encosta da pista, causando a obstrução total do antigo trecho da BR-381, bem como a queda de postes da rede elétrica e cabeamento de internet. No dia 13, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), recebeu técnicos do Dnit no local para fazerem as primeiras avaliações sobre a extensão do problema.



Autorização

Após estudos, a Superintendência Regional do Dnit-MG autorizou o município a promover a limpeza e desobstrução parcial da via. A informação foi divulgada pelo governo municipal no dia 19 de novembro. Por meio do ofício nº 166858/2021, assinado pelo superintendente regional do Dnit no Estado, Luiz Carlos Magalhães Guerra, o órgão federal reconheceu os “enormes transtornos que a interrupção do tráfego vem ocasionando ao município. Em função das limitações do departamento, serve o presente (ofício) para solicitar apoio ao poder público municipal para a realização dos serviços em caráter emergencial”.

Início dos serviços

Duas semanas após o deslizamento de terra provocar a queda de rochas e pedaços de pedra na avenida Belo Horizonte, foi assinada a ordem de serviço para desobstruir o local. O prefeito Douglas Willkys assinou no 25 de novembro a ordem de serviço com a empresa TNT Renta & Serviços, com um contrato de R$ 88,8 mil. Conforme o Executivo, o cronograma das obras foi definido da seguinte maneira: rompimento das rochas pela TNT, a retirada de cabos elétricos pela Cemig, bem como a estruturação da segurança no local

Alerta

Já no dia 2 deste mês, Marcos Baeta, que trabalha com digitalização de imagens em aéreas em situações críticas e também em áreas de interesse turístico, alertou que ao registar as imagens no local identificou uma rocha que começou a deslizar no dia 11 de novembro e parou escorada de forma precária no alto da encosta. Baeta estima que a rocha de granito tenha 5 metros de comprimento, por três de altura e pese em torno de 135 toneladas. “É preciso alertar as pessoas que existe risco de novos deslizamentos e para evitar acidentes”, alertou Baeta à época.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Javé - do Outro Lado do Mundo

12 de dezembro, 2021 | 13:42

“A celeridade da obra dependerá do prejuízo que está causando às grandes empresas. É assim que funciona. Risos.”

Envie seu Comentário