11 de dezembro, de 2021 | 10:25

Associação Indaiá é atração na 32ª Feira Nacional de Artesanato

Divulgação
As peças produzidas em Antônio Dias conquistam o público de BH e vários lugaresAs peças produzidas em Antônio Dias conquistam o público de BH e vários lugares

A Associação Indaiá, situada em Antônio Dias, pela quarta vez participa da Feira Nacional de Artesanato, cuja 32ª edição acontece em Belo Horizonte, na Expominas, até este domingo (12). Com o apoio do Instituto Cenibra, da Prefeitura de Antônio Dias e do Sebrae Minas Microrregião de Ipatinga, a entidade marca sua presença na feira, que é considerada um evento importante de artesanato em Minas Gerais e no país.

O fazer da trança de palha do Indaiá é um saber centenário, que é passado de mãe para filha no município de Antônio Dias. Mulheres que fazem do trançar uma forma de resistência e sobrevivência. Uma ação que busca a identificação e a capacitação das artesãs de Antônio Dias, a partir da tessitura da palha.

“Nossa missão é preservar, proteger e sistematizar, de forma dinâmica e inovadora, a produção do artesanato feito com a tradicional cultura do tecer a palha do Indaiá”, ressaltou Maria Cloenes, coordenadora do projeto. A associação tem como objetivos: identificar e capacitar profissionalmente as artesãs; estimular e mobilizar o empreendimento sustentável; desenvolver e priorizar a cultura do artesanato local com a palha e com qualificação profissional para geração de emprego e renda.

Um conhecimento compartilhado há cerca de 300 anos, de mãe para filha, atualmente, o projeto conta com mais de 30 mulheres artesãs, de várias localidades da cidade. Desde 2015, a associação vem trabalhando com o intuito de transformar o tecer tradicional em novos produtos nos seguimentos moda, decoração e arte, aliando design à qualidade técnica da produção, porém cultivando sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo.

A entidade possui atuação dinâmica: participações na Feira Nacional de Recife 2019, na Expo Usipa 2019, na Feira Nacional de Artesanato de BH e na Feira de Turismo do Vale do Aço 2019; aprovação de projetos via Lei Federal de Incentivo; seleção para integrar o 7º Catálogo do Sebrae 2020; participações na Feira Casa Cor e Modernos Eterno - Belo Horizonte 2021 e, também, na “Amostra de produtos com identidade regional no Senado Federal”, em Brasília. Atualmente, a entidade integra a rede Artesol e permanece atuante para divulgar e comercializar a produção artesanal, levando a arte produzida em Antônio Dias para várias partes do Brasil e no exterior, principalmente em suas redes sociais (Instagram @indaiamei).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário