Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de dezembro, de 2021 | 10:43

Foco na decisão

Fernando Rocha


Todos os principais times do futebol brasileiro já estão de férias, exceção para Galo e Athletico Paranaense, que farão, a partir de hoje, dois jogos para decidir o título da Copa do Brasil, a segunda mais importante competição do calendário esportivo nacional, com destaque para sua milionária premiação. A massa do Galo, novamente, irá lotar o Mineirão para empurrar o time em busca da vitória, de preferência por um placar dilatado, para só administrar o jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Curitiba.

Na verdade, o foco dos jogadores do Galo, desde a conquista do bicampeonato brasileiro com uma campanha irretocável, passou a ser os jogos das finais da Copa do Brasil, para fechar esta temporada com chave de ouro.
Apesar do favoritismo apontado pela crônica especializada - tanto aqui nos nossos grotões como em outros estados - o Galo não terá moleza. O “Furacão” paranaense é um adversário difícil, perigoso, sobretudo por se tratar de mata-mata, uma de suas especialidades, vindo da recente conquista da Copa Sul-Americana.

Primeiro passo

O Cruzeiro anunciou um pacote de reforços visando à temporada de 2022, com o objetivo de sair da Série B, que irá disputar pelo terceiro ano seguido.

Foram anunciados, oficialmente, o veterano lateral direito Pará, os volantes Pedro Castro e Filipe Machado, o meia Fernando Neto e o centroavante Edu, mesmo com o clube ainda punido pela Fifa pelo não pagamento de dívidas, que o impede de registrar novos jogadores.

Com isso, a diretoria sinaliza para o mercado que o Cruzeiro está vivo e virá forte para voltar à elite do futebol nacional. E outra boa notícia para o torcedor celeste: aquele que será o novo diretor de futebol, Alexandre Mattos, finalmente, deu o ar da graça e confirmou que estará exercendo suas funções no clube a partir de janeiro.

Fim de papo

Ao se dirigir ao torcedor cruzeirense, Alexandre Mattos, que reside atualmente nos Estados Unidos, pediu “compreensão” para iniciar uma “nova era” e apelou para que todos deixem de lado o “viver nostálgico”. Trocando em miúdos: o Cruzeiro não tem dinheiro para fazer grandes contratações e a ficha da torcida precisa cair de vez, pois os tempos agora serão outros. Os maiores “reforços” serão a manutenção dos pagamentos de salários em dia, a estabilidade política e a consolidação do projeto SAF. Se conseguir, sem dúvida que a caminhada do clube de volta à Série A vai ficar muito mais viável.

O apagar das luzes do Brasileiro/2021 foi de fortes emoções para os torcedores de várias equipes, que estiveram nas disputas diretas por vagas na Libertadores e, principalmente, na luta contra o rebaixamento. No Independência quase lotado, o América confirmou o seu momento mágico e derrotou o São Paulo por 2 x 0, conquistando vaga na pré-Libertadores.

Tinha tudo para dar errado, trocou de treinadores três vezes nesta temporada, mas o Coelho acabou realizando uma campanha espetacular para o tamanho do seu investimento, ficando à frente de gigantes, como Santos(10º), Internacional (12º) e São Paulo (13º) e Athletico-PR (14º), além dos que foram rebaixados, entre eles o Grêmio e o Bahia.

A segundona de 2022 promete ser muito mais competitiva e atrativa do que foi este ano, com grandes clubes na disputa, sendo seis campeões nacionais acostumados a disputar Série A. Além dos recorrentes Cruzeiro e Vasco da Gama, a Série B vai contar, também, com Grêmio, Bahia, Sport Recife, Chapecoense, Náutico, Guarani, Ponte Preta, bem como outros times que sempre brigam na cabeça pelo acesso e são chamados de “carne de pescoço”, como CSA, CRB e Londrina. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário