11 de dezembro, de 2021 | 14:00

Governo de Ipatinga desocupa espaços públicos usados irregularmente por pessoas em situação de rua

Divulgação
As pessoas foram orientadas a deixarem os locais e procurarem abrigo na Casa de Acolhimento ParusiaAs pessoas foram orientadas a deixarem os locais e procurarem abrigo na Casa de Acolhimento Parusia

A Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) de Ipatinga informa que realizou, nesta sexta-feira (10), ações de desocupação de locais públicos que eram utilizados por grupos de pessoas de forma irregular, como calçadas, praças, terrenos e equipamentos viários.

Todo o processo de retirada e encaminhamento destas pessoas foi acompanhado por equipes do Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Os agentes estiveram em ruas da região central da cidade e no bairro Veneza, onde havia maior número de pessoas em situação de rua alojadas em locais impróprios. Entre os pontos desobstruídos estava uma área embaixo de viaduto em região de grande fluxo de veículos, com risco para as vidas dos próprios ocupantes. O local vinha sendo usado até mesmo com montagem de barracas de papelão e lona, também com uso de fogo para preparo de alimentos.

As pessoas foram orientadas a deixarem os locais e procurarem abrigo na Casa de Acolhimento Parusia, abrigo municipal que fica localizado na avenida João Valentim Pascoal, 40 - Centro. Além de pernoite, ali são oferecidos serviços como refeições (almoço e café da manhã), banho e telefonema para familiares.

“Essas ações são reflexos da grande quantidade de denúncias que a Secretaria tem recebido por parte de moradores e comerciantes. As reclamações são sobre desordem, brigas e mau cheiro. Os usuários dos espaços, conforme relatado, fazem suas necessidades nestes locais, além do uso de drogas e bebidas. Na ação desta sexta-feira, cerca de 20 pessoas foram encaminhadas ao Centro POP. Mas, infelizmente, boa parte recusa a ajuda oferecida pela prefeitura, preferindo permanecer ao relento em função de regras de organização que naturalmente precisam ser obedecidas na casa de acolhimento”, explica Júlio César Teodoro, diretor de Segurança Pública e Convivência Cidadã.

A Secretaria adiantou que este tipo de ação será repetido semanalmente em diversos pontos da cidade. O trabalho conta com o apoio do Departamento de Limpeza Urbana – Delurb, que fornece caminhões para retirada de móveis e entulhos deixados pelos ocupantes, em caso de necessidade. A empresa Infrater, por sua vez, fornece caminhão-pipa para realização da lavagem dos locais, a fim de amenizar o odor provocado por urina e fezes.

Denúncias quanto a ocupações irregulares devem ser encaminhadas por telefone: (31) 3829-8475.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Helena Alves Nogueira

13 de dezembro, 2021 | 09:18

“Boa medida do governo municipal. MAS MUITO DIFICIL MEXER COM POVO DE RUA. MUITO MANSOS,INCONSEQUENTES ,SUJAM O AMBIENTE,ESPALHAM LIXO.DEVERIAM VOLTAR DE ONDE VIERAM.”

Javé - do Outro Lado do Mundo

12 de dezembro, 2021 | 21:27

“Quando a comunidade chega junto fica tudo mais fácil.”

Rua Du Buraco

11 de dezembro, 2021 | 21:09

“Ja estão invadindo novamente.”

Envie seu Comentário