11 de dezembro, de 2021 | 10:30

Saiba o que é uma carta de crédito em um consórcio e muito mais

Alex Ferreira
Antes mesmo de assinar o contrato de participação em um consórcio, o consumidor fica sabendo qual é o valor da carta, a quantidade de parcelas e como esse dinheiro será destinado.Antes mesmo de assinar o contrato de participação em um consórcio, o consumidor fica sabendo qual é o valor da carta, a quantidade de parcelas e como esse dinheiro será destinado.

A carta de crédito é o objetivo de toda pessoa que participa de um consórcio. Você tem dúvidas sobre o que é e como funciona esse documento tão importante? Este artigo traz todos os detalhes para você ficar bem informado.

O que é uma carta de crédito? - A carta de crédito é o documento que um participante de um consórcio recebe após ter sido contemplado, seja pelo sorteio mensal que ocorre nas assembleias ou por lance.

Antes mesmo de assinar o contrato de participação em um consórcio, o consumidor fica sabendo qual é o valor da carta, a quantidade de parcelas e como esse dinheiro será destinado.

Com uma carta de crédito, um consorciado pode comprar sem juros um bem estabelecido previamente, como um veículo ou um imóvel.

Qual é a importância da carta de crédito em um consórcio?



A carta de crédito é o principal objetivo que um participante de um consórcio possui. Afinal, é com ela que a pessoa contemplada poderá retirar o bem que planejou, seja um automóvel, motocicleta, casa, apartamento ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.

Qual é a vantagem de uma carta de crédito?



Existem muitas vantagens de se adquirir um bem por meio de uma carta de crédito de um consórcio. Confira algumas delas:

* sem juros: por mais que o produto ou serviço seja parcelado, quem usa uma carta de crédito de um consórcio para comprar não paga juros tanto nas mensalidades quanto no valor total do bem;

* compra planejada: a carta de crédito é o resultado de uma compra planejada, com parcelas acessíveis para o participante do consórcio;

* parcelas flexíveis: o consorciado pode escolher quantas parcelas e qual será o valor delas ao adquirir um bem com um consórcio.

Esses são só alguns dos benefícios de uma carta de crédito. O consórcio traz mais poder de compra, economia e liberdade de escolha para os consumidores.

Além disso, a carta de crédito é à prova de mudança de planos. Isto é, se suas circunstâncias mudarem, você poderá usá-la para comprar um bem diferente do planejado anteriormente ou até mesmo conseguirá vender a carta de crédito em alguns casos.
Como funciona a carta de crédito contemplada?

A carta de crédito é um crédito liberado para a compra de um produto ou contratação de um serviço. Ela funciona da seguinte forma: por exemplo, você planeja comprar um carro 0km no valor de R$ 50 mil.

Depois de alguns meses pagando as parcelas regularmente, você é contemplado. Em vez de receber o veículo, você recebe uma carta de crédito no valor do automóvel. Isso ocorre da mesma forma para imóveis, motos ou outros produtos.

É importante saber que, mesmo depois de ser contemplado com uma carta de crédito em um consórcio, o participante deverá continuar pagando normalmente as parcelas referentes ao contratado. A diferença é que ele já poderá retirar o bem antecipadamente.

O que posso comprar ou fazer com uma carta de crédito?

A carta de crédito é resultado de uma compra planejada. Ao obter uma carta de crédito após ser contemplado, você tem opções: retirar o bem desejado ou, caso não seja mais do seu interesse, também é possível vender a carta de crédito.

Se o valor do bem for menor que a carta de crédito, a diferença é destinada à quitação de parcelas a vencer. Muitos contratos permitem apenas uma diferença de 10%, por isso, é importante verificar todas as cláusulas antes de assiná-las.

Posso comprar uma carta de crédito contemplada?

Sim, você pode comprar uma carta de crédito contemplada. Essa é uma forma de garantir o bem de forma mais rápida e evitar ter que ficar esperando todos os meses para ser sorteado.

Algumas administradoras permitem a troca de titularidade. Mas certifique-se de fazer negócio com alguém confiável, já que você assumirá as parcelas restantes até o fim do contrato que o antigo consorciado havia feito.

Como se faz uma carta de crédito?

Ao ser contemplado, o participante do consórcio não sairá diretamente com o bem — como o carro, por exemplo — mas, sim com uma carta de crédito no valor do automóvel ou motocicleta estabelecido em contrato e poderá retirar o produto que desejar.

Qual é o tempo para liberação da carta de crédito? - O tempo para liberação da carta de crédito em um consórcio depende de alguns fatores.

A carta de crédito pode ser obtida por todo participante do consórcio que tiver sido contemplado, seja por sorteio ou por ter dado um lance aceito pela administradora. No fim das parcelas, todos os consorciados terão recebido a carta.

Aprendeu o que precisava sobre carta de crédito? Agora, basta escolher a administradora com as melhores condições para o seu consórcio e realizar a contratação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário