13 de dezembro, de 2021 | 15:43

Ligação da rede elétrica em localidades de Cava Grande será tema de audiência pública

Divulgação
Chacreantes, políticos e representantes da GPM Empreendimentos se reuniram para tratar do problemaChacreantes, políticos e representantes da GPM Empreendimentos se reuniram para tratar do problema

Para tentar solucionar o problema de proprietários de chácaras no distrito de Cava Grande, em Marliéria, que reivindicam a ligação da rede elétrica em suas propriedades, o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) informa que solicitou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) uma audiência pública junto à Comissão de Meio Ambiente da ALMG para requerer o georreferenciamento do Parque Estadual do Rio Doce, uma das etapas necessárias para a instalação elétrica.

O parlamentar mediou, semana passada, uma reunião com a comissão de representantes de chacreantes juntamente aos representantes da GPM Empreendimentos (que comercializou os terrenos) para discutir o problema e buscar uma solução para as famílias. O encontro ocorreu em Cava Grande, na sede do condomínio da GPM Empreendimentos e Participações Ltda.

Entretanto, em reportagem publicada dia 4 de dezembro, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Sisema) alertou que o parcelamento de solo na zona de amortecimento do Perd é ilegal.

Área protegida

A GPM alega que para resolver a situação é preciso realizar o georreferenciamento do Perd para delimitar, com precisão, a zona de amortecimento da unidade de conservação e assim possibilitar a escrituração dos terrenos, que ainda não possuem a documentação. Além de solicitar a audiência, Celinho destaca que encaminhou ofício solicitando ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) o detalhamento sobre o andamento da elaboração do Plano de Manejo da área de preservação.

Localidades

A comissão presente na reunião representa os chacreantes das localidades de Goiabeira, Sapucaia, Garrincha, Lagoa Seca, Alto Pimenta, Chácara Boa Vista, Derrubadinha II e III, nas proximidades de Cava Grande, seguindo pelo acesso da rodovia MG-760, em direção a São José do Goiabal. Eles vêm enfrentando problemas para ter acesso à energia elétrica em suas propriedades. Muitos estão há anos esperando pelo serviço da Cemig.

Além da falta de escritura em alguns casos, o embargo dos órgãos ambientais tem dificultado a ligação da rede elétrica. O deputado se comprometeu a acompanhar a situação de perto e dar o suporte para que a situação dos proprietários das glebas seja resolvida.

Já publicado:
Moradores de áreas rurais que reivindicam energia elétrica organizam protesto em Cava Grande
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Vanderlei

16 de maio, 2023 | 14:36

“Tem que responsabilizar são os atores envolvidos nessa questão que sabiam da gravidade do fato incluindo autoridades que apoiaram o empreendimento e empresários que venderam terrenos.”

Envie seu Comentário