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14 de dezembro, de 2021 | 11:21

Aposentado é enganado por golpistas em banco e perde cerca de R$ 20 mil

Um aposentado, de 77 anos, foi vítima de criminosos que ficam nas áreas de autoatendimento bancários. Com a promessa de ajudar ou se passando por funcionários dos bancos, os bandidos lesam os clientes que possuem dificuldade em operar os equipamentos eletrônicos. A vítima atual perdeu cerca de R$ 20 mil, fato descoberto segunda-feira (13).

O idoso relatou à Polícia Militar que foi à agência da Caixa Econômica Federal, no bairro Horto, em Ipatinga, para fazer um depósito no caixa de autoatendimento. Uma pessoa se prontificou em ajudar o idoso a realizar o procedimento.

Toda a ação do bandido, que contou com o auxílio de um comparsa, foi filmada pelas câmeras de segurança do banco. Pelas imagens, percebe-se que, assim que o aposentado digitou a senha, o indivíduo alegou que aquele equipamento estava com problemas e levou a vítima para outra máquina.

O golpista foi filmado anotando a senha do cliente quando ele a digitava na máquina. Na saída da vítima, o comparsa alegou o aposentado que o cartão estava com problema e trocou pelo de outra pessoa.

O cliente do banco só percebeu que havia sido ludibriado pelos marginais quando estava em casa. Ele passou a receber mensagens no celular, com alertas de transações bancárias em sua conta. Com o cartão dele, os criminosos fizeram saques, transferências eletrônicas, pagamento de boletos de bancos digitais e compras. O valor total retirado da conta do aposentado foi de R$ 19.039.

O idoso voltou rapidamente ao banco, mas os estelionatários já não se encontravam mais na agência. O gerente realizou o bloqueio do cartão e providenciou outro, além da mudança da senha. Os indivíduos, ambos com aparência de cerca de 50 anos de idade, teriam agido também sexta-feira (10) no mesmo estabelecimento, conforme a Polícia Militar. As buscas continuam para a localização e prisão dos estelionatários.

A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. O banco orienta ainda que os clientes não aceitem ajuda de terceiros nas salas de autoatendimento.

Nota da Caixa

A Caixa informa que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca). Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma de suas agências (www.caixa.gov.br/atendimento).

O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:

A CAIXA não possui serviço de motoboy e não recolhe cartões bancários do cliente, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente digite ou informe senhas.

Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas ou mesmo pessoalmente.

Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado.

Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita.

Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.

Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
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